Os sonhos se tornam realidade – Uma nova Torá para a CICAPI

Os sonhos se tornam realidade – Uma nova Torá para a CICAPI

 

Há 07 anos um pequeno grupo de judeus, residentes no Espírito Santo, resolveu pensar em algo que, naquele momento, parecia impensável: oficializar uma comunidade judaica em Vitória. Mesmo que a ideia pudesse soar absurda, aquele pequeno grupo já sentia que era o momento. Havíamos decidido que, mesmo pequeninos, tínhamos uma responsabilidade enorme: manter acesa a chama do judaísmo em nossa região.

Desde o primeiro momento, recebemos o apoio incondicional da Revital Poleg que era a Representante Geral da Agência Judaica no Brasil. Após nos fazer uma visita, de maneira muito provocativa (e assertiva) ela nos jogou a responsabilidade e, a partir daquele momento, sabíamos que não era possível voltar atrás. Com o apoio já conquistado e da CONIB, começamos a trilhar um caminho de muito trabalho. Criar uma comunidade é algo muito sério e queríamos ser vistos de forma séria e respeitosa. E por isso, sabíamos que o caminho seria longo, mas queríamos chegar lá.

Com o tempo, fomos ganhando corpo. Alugamos um pequeno espaço, fizemos Chaguim, Shabatot, participamos de seminários, mas não tínhamos um “coração”. Tínhamos tudo o que era necessário para o funcionamento de uma Kehilá, mas faltava um Sefer Torá.

Nesta caminhada, recebemos a notícia de que o Centro Israelita Porto-Alegrense nos emprestaria, por um tempo, uma Torá. Naquele momento tivemos a certeza de que chegaria o dia tão sonhado, mesmo que parecesse algo muito distante de nossa realidade.

Pois o momento chegou. Com o apoio incondicional do Raul Gottlieb, do Andrew Keene (que fez a ponte), da Andrea Kulikovsky (que trouxe a Torá desde Londres) e da UJR, conseguimos, através do projeto The Memorial Scrolls Trust que o sonho se tornasse realidade e é com muita alegria que convido, em nome da CICAPI, a todos os nossos amigos da UJR que anotem na agenda e venham celebrar conosco, no dia 16 de junho de 2022, a realização deste grande sonho.

Ainda há muito a ser feito. E como cantava Gonzaguinha:

 

“Ontem um menino que brincava me falou

Hoje é semente do amanhã

Para não ter medo que este tempo vai passar

Não se desespere e nem pare de sonhar

Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs

Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar

Fé na vida, fé no homem, fé no que virá

Nós podemos tudo, nós podemos mais

Vamos lá fazer o que será”

 

Douglas Miranda – Presidente da CICAPI