Sifriá – O Clube do Livro

O clube do livro Sifriá foi criado com a intenção de compartilhar leituras, experiências e reflexões que possam inspirar entre nós uma relação de maior intimidade com a cultura judaica, na tentativa de enriquecer o modo como vivenciamos o nosso pertencimento religioso.

Desde que começamos, em julho de 2021, já discutimos os livros “Os Judeus e As Palavras”, de Amós Oz e Fania Oz-Salzberger; obra composta à maneira de um diálogo entre pai e filha, nos oferece uma série de meditações sobre o papel das palavras ao longo da história judaica. 

Lemos, também, o romance “Complô Contra a América”, de Philip Roth. Este, na tentativa de compreendermos o trauma do Holocausto enquanto experiência não vivida ou vivida apenas de modo indireto. Para conversar sobre o Holocausto na obra de Philip Roth, convidamos a pesquisadora Isadora Sinay, especialista na vida e obra do autor. 

Alguns eventos do nosso clube do livro, como a participação de escritores e expertos em estudos judaicos, estarão brevemente disponíveis no Spotify, em formato de podcast, em parceria com o projeto Afinidades Eletivas. 

Para permitir com que membros de comunidades judaicas reformistas em todo o Brasil participem desta iniciativa, todas as reuniões do nosso clube do livro acontecem on-line, uma vez por mês, sempre aos domingos.  Antes de cada encontro os membros do clube do livro recebem um material exclusivo, feito com muito carinho por nós, na UJR.

Veja a página do Sifriá em http://ujr-amlat.org/o-que-fazemos/sifria/

Juliana de Albuquerque é escritora, doutoranda em filosofia e literatura alemã pela University College Cork e mestre em filosofia pela Universidade de Tel Aviv.

Esse registro foi postado em PT e marcado .