Um Sivan especial: Beit Tikvá em Maringá celebra filiação à Federação Israelita do Paraná e primeira cerimônia de Bat Mitsvá da comunidade no mesmo mês

O último mês foi de grande celebração para a emergente e ativa comunidade judaica reformista presente no norte do estado do Paraná, região sul do Brasil. A Associação Israelita Norte Paranaense é agora parte da Federação Israelita do Paraná, além de contar com a ajuda e presença do Keren Kayemet LeIsrael (KKL-Brasil) e do movimento juvenil Hashomer Hatzair.

“Nosso recém reconhecimento pela Federação Israelita do Paraná e por consequência pela CONIB, prova que com perseverança, amor e dedicação na construção de um sonho tudo pode ser possível” diz Marcela Thomaz, atual diretora executiva da Beit Tikvá. “O dia 3 de Junho de 2022 (4 de Sivan) deste ano ficará marcado em nossa história como o dia em que recebemos a feliz notícia de que nossos esforços foram reconhecidos e oficialmente fomos filiados e fazemos parte da Federação judaica de nosso estado. Também neste mês, no dia 18 (19 de Sivan), realizamos a primeira celebração de Bat Mitsvá: nossa querida Thalya Jardim chegou à sua maioridade judaica com muita emoção, fato que representa a renovação das esperanças de deixar um legado às próximas gerações.”

Poucos dias depois do reconhecimento da comunidade pela federação estadual, a Beit Tikvá pôde celebrar sua primeira cerimônia de Bat Mitsvá. Com a congregação reunida em um dia ensolarado de shabat e com a liderança de Pablo Schejtman, Thalya Jardim realizou a sua primeira aliá. De acordo com Thiago Ramari, professor de hebraico para futuros bnei mitzvá, a primeira cerimônia de Bat Mitsvá, não é só uma declaração de compromisso da Thalya, mas da própria comunidade em manter o judaísmo vivo de geração a geração na pequena grande comunidade de Maringá.

“Eu gostaria de agradecer a ujr por todo o apoio e a minha comunidade também. Esse bat mitzvah foi uma experiência única para mim, principalmente por ter sido o primeiro bat de Maringá” diz Thalya.

Nas palavras da diretora executiva: Queremos que a Beit Tikvá continue transmitindo as tradições e valores judaicos, representando o Judaísmo Reformista na região e empenhada em atividades de Tikun Olam.