ARZENU

O braço progressista do sionismo mundial

Arzenu é a organização que representa os sionistas religiosos reformistas e progressistas. Fundada em 1980 como uma “agrupação ideológica” ou Brit Olamit dentro da Organização Sionista Mundial, Arzenu tem grupos constituídos em dez países e representa os interesses destes grupos e do Judaísmo Reformista e Progressista em todo o mundo nos órgãos de governo da Organização Sionista Mundial e na Agência Judaica para Israel.

Arzenu, como voz política do movimento reformista, atua principalmente nas Federações Sionistas Locais (OSA na Argentina e FSB no Brasil) mas é ativa também em todos os setores políticos comunitários, permitindo que a voz do judaísmo reformista seja ouvida e representada.

Na Argentina, Arzenu está representada por Ricardo Rotholtz e no Brasil, por Daniel Weiss. Durante o Encontro Regional de Recife 2018, foram convocados os países que ainda não estão dentro de Arzenu a fazer parte para gerar uma frente reformista que atue em cada país onde houver comunidades filiadas a nosso movimento.

Visão:

Para imbuir todos os judeus reformistas de uma visão comum da condição de povo judeu e ver o compromisso judaico centralizado em Israel como o Estado judeu e democrático inspirado nos valores do Reformismo.

Missão:

  • Proporcionar a representação política do movimento Reformista global, na Organização Sionista Mundial, na Agência Judaica e nas instituições relacionadas, e para apoiar o Programa de Jerusalém.
  • Trabalhar com Israel e o Reformismo da Diáspora para transformar a sociedade israelense de acordo com os valores do sionismo progressista e ser uma ponte entre estas instituições em todo o mundo.
  • Transformar o movimento reformista em um movimento imbuído no amor a Israel, ampliar e aprofundar as conexões entre os judeus reformistas dentro e fora de Israel e incentivar a aliá.
  • Continuar desenvolvendo e mantendo conexões a longo prazo entre Israel e as comunidades reformistas da Diáspora, jovens, jovens adultos e adultos e instituições para assegurar a liderança futura, o apoio e a participação com Israel e Arzenu.
  • Incentivar a aprendizagem e o uso do hebraico como meio para criar um sentido mais profundo da condição humana por meio de nossa linguagem comum.

À medida que se esforça por conseguir sua visão e missão, Arzenu continua trabalhando e fortalecendo suas relações com as instituições mundiais Reformistas e Israelenses. Entre elas, estão:

  • O Movimento de Israel para o Judaísmo Progressista e o Centro de Ação Religiosa de Israel.
  • A União Mundial para o Judaísmo Progressista (WUPJ) e suas filiadas.
  • Netzer Olami e suas organizações juvenis filiadas.