A juventude reformista na América Latina em 2022

BRASIL:

 

Avanhandava

 

Depois de dois anos sem atividades presenciais, finalmente conseguimos voltar e viver esses cinco dias juntos no Acampamento da Avanhandava. Foi um grande processo de relembrar tradições e preparar peulot para mais de 50 chanichim. 

Além das peulot para cada kvutzá, construímos momentos conjuntos com todos os chanichim, como o nosso marcante shabat, no qual juntamos as diversas bases ideológicas e refletimos sobre a parashá Balak, que faz referência a reza “Ma Tovu”, o qual serviu perfeitamente para nós misturarmos o escotismo, o bandeirantismo e o judaísmo reformista para falarmos sobre tendas. Construímos uma tenda e fizemos a cerimônia dentro dela, criando um ambiente de muita música, arte, chalá feita pelos chanichim e teatro da parashá. 

Finalizamos esses cinco dias mágicos com o nosso tradicional “Fogo de Conselho”, sendo este uma fogueira de encerramento do acampamento, onde os chanichim apresentam teatros, fazemos brincadeiras e ainda, homenageamos pessoas que se destacaram durante essa semana. 

Foi e está sendo muito emocionante poder voltar com a normalidade dos marcos dentro da tnuá e esse acampamento só serviu para aumentar ainda mais essa “chama” dentro de toda a comunidade.

 

Hanagá da Avanhandava

Colônia da CIP

 

Durante o mês de julho tivemos as temporadas da Colônia da CIP, um dos snifim do Netzer Brasil. Elas são divididas em 4 grupos diferentes, sendo eles Nitzanim, com chanichim de 7 a 9 anos, Alonim, 10 a 12 anos, Sharsheret, pós bar e bat-mitsvá até 15 anos e por último, Teshug que são nossos chanichim do curso de pré hadrachá. 

Dentro desses 4 grupos, com uma novo projeto trazido, 10 kvutzot, agora nomeadas, aproveitaram demais os dias nas suas respectivas machanot. Em Nitza, tivemos Metukim, Chamudim e Iecarim. Em Alonim, Shutafim, Amitzim e Alufim. Em Sharsheret, Kochavim e Chazakim. Todos tiveram a chance de entrar na imersão que são nossas peulot e momentos sagrados e tradicionais da nossa tnuá.

Cada temporada tem um tema que será trabalhado ao longo de seus dias e além disso existe uma Tochnit Educativa com temas que também devem ser trabalhados ao longo das temporadas.

Depois de 2 anos de pandemia tivemos uma pequena queda em relação ao número de chanichim. Mas mesmo assim, tivemos no total mais de 110 chanichim e 47 madrichim envolvidos nesse movimento.

Foi um ótimo jeito de terminar esse semestre e estamos ansiosos para descobrir o que nos espera no próximo semestre.

 

Yasmin Nudelman é Rosh Chinuch e Arthur Freudenthal é Rosh Ksharim da Colônia da CIP.

 

COSTA RICA

Netzer Costa Rica

Netzer Costa Rica é um pequeno Snif, mas alcançou um crescimento notável. Responsável por 5 madrichim e aproximadamente 20 chaichim.

Este verão temos várias atividades. O Taglit Birthright Summer 2022 foi um dos nossos maiores eventos deste verão, com a presença de 2 dos nossos chanichim e um dos nossos madrichot, liderados por Hannah Zango como madrichá (Mazkirá de Netzer Costa Rica). Foi um evento muito proveitoso, pois nossos chanichim criaram laços com Israel e com jovens de outros países como: Guatemala, Argentina, Colômbia, Nicarágua e Israel.

Um de nossos madrichim, Joel Zango, também esteve presente no Seminário ConecSión na Argentina onde, entre vários temas, foi discutido o tema do Antissemitismo nos países da América Latina. Nosso madrich foi como representante de Netzer Costa Rica e como jovem líder da comunidade B’nei Israel.

Por outro lado, nosso evento principal acontecerá desta quinta-feira, 28 de julho a 31 de julho. O primeiro seminário na América Central onde o atual Netzer Olami mazkirim (Jason e Rachel) dará um seminário junto com a organização de Hannah, para Netzer Costa Rica, com convidados especiais da Guatemala.

Estamos muito ansiosos e felizes com essas novas oportunidades para o nosso Snif crescer e para que mais jovens se identifiquem com o nosso movimento. Estamos ansiosos para outros grandes projetos neste verão!

Hannah Zango Bulgarelli
Maskira de Netzer Costa Rica