Adat Israel Guatemala recebe novo Sefer Torá

Com apoio da UJR-AmLat, a comunidade Adat Israel, da Cidade da Guatemala, recebeu um novo Sefer Torá. Originalmente escrito cerca de 1850 em Podivín, na atual República Checa, o rolo nº 1505 passou por muita história.

Parte da coleção do Memorial Scrolls Trust, este e outros mais de 1500 rolos da Torá de diversas comunidades da antiga Checoslováquia foram reunidos no Museu Judaico de Praga, por ordem dos nazistas, no início da Shoá. Trabalhando sob condições inimagináveis, os funcionários do museu catalogaram os sefarim e mais de 250.000 outros itens judaicos, recordando história e origem de cada peça.

Durante e após a Shoá, com a destruição de grande parte da comunidade judaica do país, estes itens ficaram armazenados numa antiga sinagoga em Praga. Nos anos 1950, o regime comunista tentou vender a coleção para obter moeda estrangeira; a primeira oferta, a Israel, foi recusada pelo ministro Zerach Wahrhaftig, um dos signatários da Declaração de Independência.

Eventualmente, o governo checoslovaco chegou a Ralph Yablon, um filantropo inglês, que comprou a coleção sob a condição de que nunca poderiam ser revendidos. Em 1964, 1564 sifrei Torá foram transportados de caminhão à Westminster Synagogue em Londres, onde o Trust foi estabelecido para restaurar os sefarim e destiná-los a novos lares – o que tem acontecido com mais de 1400 sefarim desde então.

O rolo 1505 tem uma história incomum. Entre 1977 e 1995, ele serviu à sinagoga reformista Mill Hill, em Londres; depois da comunidade fechar, ele serviu o Templo Sholom, no sudeste australiano. Durante uma auditoria no início dos anos 2000, constatou-se que o sefer havia sido perdido. Ano passado, uma pessoa de Indianápolis (EUA) contatou o Trust dizendo que tinha dois sefarim checos – um dos quais, descobriram, era o rolo 1505. Ele foi restaurado, voltando a ser kasher para uso ritual.

Duas irmãs americanas, Sharon Freed e Lori Garg, contataram o Trust no ano passado, visando honrar o seu pai, Frederic J. Freed z”l, com a doação de um sefer Torá – um desejo de longa data do falecido patriarca. Com apoio de Andrew Keene, dirigente do Trust, e a intermediação da UJR-AmLat, as irmãs encontraram a comunidade perfeita para receber o rolo 1505.

Uma pequena comunidade de cerca de 40 pessoas – e a única comunidade não-ortodoxa no país –, a Adat Israel é símbolo de resiliência e amor pelo judaísmo. No Shabat Ki Tetsê (4-5 Setembro 2025), a sinagoga recebeu convidados mais que especiais para celebrar o novo sefer. Além das irmãs Freed, Andrew Keene, e o diretor-executivo da UJR David Britva Beraha, estiveram presentes o Embaixador de Israel na Guatemala Alon Lavi, o diretor-executivo do Centro Hebreo de Guatemala Ilan López, e Eryn Sarkin, RIG Fellow do Joint Distribution Committee.

As presenças do embaixador Alon Lavi e o diretor da comunidade ortodoxa, Ilan López, marcam o que esperamos ser mais um passo em uma construtiva e duradoura relação entre a sinagoga reformista e as outras instituições judaicas na Guatemala.

Os serviços de Cabalat Shabat e Shacharit Shabat, liderados pela estudante de rabinato Rebeca Orantes e os dirigentes Karla Cifuentes e Adrian Dardon, contaram com hakafot com o novo sefer, e a leitura de Torá já foi feita a partir do rolo 1505.

 

Texto escrito pelo David Britva Beraha – Diretor Executivo