Por David Britva Beraha, diretor executivo da UJR-AmLat
Um dos programas emblemáticos da União do Judaísmo Reformista da América Latina (UJR-AmLat), o curso de B’Mitzvá de Adultos encerra sua sétima turma nos últimos meses de 2025.
Criado em 2016 por iniciativa de Miriam Vasserman, fundadora da UJR e membro vitalícia honorária da WUPJ, com o apoio de sua congregação de origem, a CIP (São Paulo), o programa já transformou a vida de quase cem participantes de todo o Brasil — e até de alguns brasileiros no exterior!
O curso anual sempre culmina em um dos grandes eventos do judaísmo reformista internacional: o congresso regional da UJR ou a conferência Connections da World Union for Progressive Judaism.
Neste ano, estudantes de Brasília, Florianópolis e São Paulo se juntaram à liderança global do movimento reformista e celebraram sua cerimônia de Bat e Bar Mitzvá em Jerusalém, nos terraços da sede da WUPJ, com vista para a Cidade Velha. A celebração foi conduzida pela rabina Kelita Cohen, ex-aluna do programa, e pelo Chazan Isidoro Abramowicz, diretor do programa de canto litúrgico do Abraham Geiger College.
O curso é composto por sete módulos — Fontes Judaicas, Comunidade, Calendário Judaico, Tefilá, Israel, Cantilação e Cerimônia — e conta com cerca de 30 aulas semanais ministradas por rabinos e professores, além de um módulo de 10 aulas sobre leitura e canto da Torá.
Este ano, o programa também se uniu à Academia Judaica da CIP, uma iniciativa educacional dedicada ao aprendizado judaico online. Além das aulas ao vivo, os alunos têm acesso a conteúdos sobre história, literatura, cultura e tradições judaicas.
Nas palavras de Nina Pencak, da ACIB de Brasília:
“A oportunidade de estudar e fazer meu Bat Mitzvá aos 36 anos foi incrível! Aprender com diferentes rabinos e professoras sobre temas variados do judaísmo e do sionismo me tornou uma pessoa melhor e uma judia mais conectada à espiritualidade e à tradição.
Senti-me representada pela visão inclusiva do curso e pela diversidade de gênero entre os professores.
O Bat Mitzvá foi um processo que fortaleceu minha espiritualidade e me mostrou que posso ser progressista e religiosa ao mesmo tempo.
Sou profundamente grata à UJR-AmLat e a CIP por essa oportunidade!”
A UJR-AmLat tem orgulho de contar com o apoio contínuo da Women of Reform Judaism, cuja parceria tem permitido o desenvolvimento do programa há quase uma década.


