Instituto Rabínico Reformista ordena primeiro grupo de rabinos na Argentina

Em uma cerimônia emocionante na sinagoga Mishkán de Buenos Aires no dia 15 de dezembro, o Instituto Iberoamericano de Formação Rabínica Reformista (IIFRR) ordenou sua primeira turma de rabinos. Os novos ordenados vêm da Argentina, Brasil e Chile.

A cerimônia de ordenação foi privilegiada pela presença do Rabino Sergio Bergman, presidente da World Union for Progressive Judaism, de Carole Sterling, presidente do Conselho da WUPJ e apoiadora desde cedo do Instituto, e do Embaixador israelense à Argentina, Eyal Sela. Também presentes estavam o rabino David Gelfand e Andrew Keene, membros do conselho da WUPJ; rabina Galia Sadan, presidente do Beit Din (tribunal rabínico) do movimento reformista israelense; David Britva Beraha, diretor executivo da União do Judaísmo Reformista na América Latina (UJR-AmLat), e outros líderes do movimento reformista internacional.

O rabino Bergman, um dos fundadores visionários do Instituto, pediu para que a cerimônia fosse realizada no Mishkán, ao invés de sua própria congregação, o histórico Templo Libertad, para prestar homenagem ao rabino Reuben Nisenbom, fundador do Mishkán e Reitor Honorário do Instituto.

Em sua mensagem aos novos rabinos, o rabino Damián Karo, reitor do Instituto, disse que um novo capítulo na vida do movimento na América Latina começaria com a ordenação deles. Cada um dos formados também teve uma fala, dando voz ao impacto que esperam causar no mundo judaico lusófono e hispanoparlante.

Ao fim da cerimônia, com cada um dos formados segurando um Sefer Torá em frente à Arca aberta, o rabino Roberto Graetz os abençoou. Este momento formal de ordenação seguiu-se de uma explosão de canto e dança pelos cinco formados, suas famílias, colegas e, de fato, todos os presentes.

 

O IIFRR é um instituto de formação rabínica com aulas virtuais e presenciais, servindo comunidades lusófonas e hispanoparlantes. Fundado em 2017, ensina cerca de vinte alunos da Argentina, Brasil, Chile, Espanha, Portugal e Bélgica. As aulas são online e suplementadas por seminários presenciais de alunos e professores duas vezes ao ano.

Para mais informações, contate info@institutorabinico.org