Iom HaZicaron e Iom HaAtzmaut 2023/5783 | Rav Rodrigo Baumworcel

Iom HaZicaron e Iom HaAtzmaut

יום הזיכרון ויום העצמאות

4 e 5 de Iyar 5783

24 e 25 de abril de 2023

Assim começa a declaração de independência de Israel.

 

A terra de Israel foi o lugar onde nasceu o povo judeu. Aqui sua identidade espiritual, religiosa e nacional foi formada. Aqui eles conquistaram independência e criaram uma cultura de significado nacional e universal. Aqui eles escreveram a Bíblia e a deram ao mundo. Exilado da Palestina, o povo judeu se manteve fiel a ela em todos os países de sua dispersão, jamais cessando de orar e esperar por seu retorno e pela restauração de sua liberdade nacional. Impulsionados por este vínculo histórico, os judeus lutaram através dos séculos por voltar à terra de seus pais e recuperar seu país.(…)

 

A primeira parte da declaração de independência, declamada em 14 de maio de 1948, é uma explicação da relação do povo judeu com a terra de Israel. A continuidade da memória coletiva e a luta pelo direito de viver como residentes, habitantes e cidadãos na terra de Israel são os componentes básicos dessa relação. 

 

75 anos após a declaração da independência, em pleno 2023 – 5783, estamos mais uma vez discutindo a memória coletiva do nosso povo e lutando pelo direito de sermos cidadãos de um país democrático. Neste ano, a luta da sociedade israelense não é contra um inimigo externo e sim contra as forças retrógradas que se intensificaram dentro da Knesset, o Parlamento israelense. 

 

Ao lembrarmos os soldados e todos aqueles que pereceram em nome do Estado de Israel, esse ano mais do que nunca, é preciso renovar o sonho pelo qual eles viveram e morreram na Terra de Israel. O sonho sionista é um sonho no qual cidadãos, sem distinção de religião, raça ou gênero, são livres para exercer o seus direitos e suas responsabilidades. 

 

Ao comemorarmos a independência de Israel, nós comemoramos a realização desse sonho. Com a lembrança de todos aqueles que fizeram e fazem esse sonho virar realidade. Esse ano, a nossa responsabilidade como agentes da transformação que queremos é lutar pela manutenção da democracia israelense, pela liberdade do poder judiciário e por nossa expressão religiosa. 

 

O Judaísmo reformista em Israel é mais preciso do que já foi em toda sua história. Nós trabalhamos para mostrar à sociedade israelense que judaísmo e democracia andam de mãos dadas. Esse ano temos o primeiro Chaver Knesset – membro do parlamento – Rabino Reformista, o Rabino Guilad Kariv. Junto com o Guilad, nós lutamos para que a sociedade israelense reconheça o papel do judaísmo reformista.

O apoio das comunidades reformistas de fora de Israel é uma peça fundamental nessa luta. Em cada comunidade, nós fortalecemos os valores judaicos de igualdade, שוויון,  pluralidade, פלורליות,  recepção do próximo קבלת האחר, amor ao próximo, אהבת האחר, justiça social, צדקה, e transformação do mundo, תיקון עולם. 

 

לתפארת מדינת ישראל! 

 

Rabino Rodrigo Baumworcel

Folheto Português     Folleto Español     Flyer English