Kinus de inverno do Instituto Rabínico Reformista acontece em Campos do Jordão
Semestralmente, estudantes e professores do Instituto Rabínico Reformista se encontram presencialmente para imergir em uma semana intensiva de estudos judaicos. Neste ano, o encontro de inverno aconteceu na casa de inverno da Congregação Israelita Paulista, onde o calor dos intensos estudos, dos encontros e reencontros, e da tefilá, aqueceram os dias frios da bela cidade de Campos do Jordão em São Paulo.
Alunos de oito países e de todos os níveis de aprendizado puderam partilhar do mesmo espaço de estudo e discussão com aulas compartilhadas e serviços religiosos organizados pelos próprios estudantes. Os conteúdos das aulas abrangeram assuntos desde o conceito de messianismo e profetas até a própria construção da identidade de uma liderança rabínica.
“Na vida daqueles de nós que compõem o Instituto Rabínico Reformista, há duas semanas muito esperadas por ano. São duas vezes por ano que nos encontramos de todos os cantos da América Latina para estudarmos juntos. Às vezes na Argentina, às vezes no Brasil. Espero que em mais lugares em breve. São dias inteiros de camaradagem, convivência e aprendizado contínuo no Beit Midrash.” diz Hernán Rustein, rabino recém-formado pelo Instituto que também teve a oportunidade de dar suas primeiras aulas dentro da instituição que o ordenou. “Este momento foi muito especial a nível pessoal. Uma vez ordenado, tive que compartilhar do papel de professor e, às vezes, de guia. A continuidade do nosso Instituto e o aprofundamento do seu trabalho requerem o nosso trabalho constante. Sou grato por compartilhar este tempo com o ‘nós’ que estamos tentando criar. Aquele ‘nós’ que renovamos e redescobrimos em profundidade a cada seis meses.”
Além de ser um momento de estudos intensivos, o Kinus se torna um espaço de consolidação dos membros do instituto, do corpo de alunos aos docentes, criando um verdadeiro senso de irmandade. O Rabino Damian Karo traz seu depoimento sobre o significado do Kinus para a comunidade do Instituto Rabínico Reformista:
Este Kinus foi um momento muito especial como todo Kinus. O encontro face a face, o retiro para estarmos todos juntos… os alunos do Instituto, alguns professores, a diretoria, docentes convidados, sempre nos permitem construir a fraternidade e trabalhar juntos como um grupo de futuros rabinos.
A particularidade de fazermos em localidades diferentes é muito importante para o trabalho de união da cultura ibero-americana em termos espaciais, territoriais e também idiomáticos. Agradecimentos especiais aos rabinos locais de São Paulo que vieram, Rabino Ruben Sternschein e Rabino Uri Lam, que assistiram às aulas e fizeram contribuições muito interessantes.
É muito importante, acima de tudo, o diálogo, o encontro, os espaços de reza, os espaços das refeições, de cantar e de contar histórias… e o trabalho individual e em grupo que fazemos, envolve tudo o que não é o conteúdo em si, mas também a formação de líderes espirituais, a construção da personalidade, a forma como trabalhamos, o que dizemos e o que pensamos.
Ficou com interesse em saber mais sobre o Instituto Rabínico Reformista? Acesse o site https://www.institutorabinico.org/ e conheça este projeto incrível de formação de novas lideranças para nossas comunidades ibero-americanas!