A presidente do Conselho da World Union for Progressive Judaism (WUPJ), Phyllis Dorey, realizou uma visita inspiradora às comunidades filiadas à UJR-AmLat em Buenos Aires (Argentina) e em São Paulo (Brasil), enfatizando os valores da inclusão, diversidade e pluralismo para o judaísmo reformista latinoamericano.
Iniciando sua jornada na cidade de Buenos Aires, visitou as principais instituições judaicas vinculadas ao movimento internacional progressista, nas diversas filiais da Fundación Judaica. A presidente Dorey pôde conhecer as instalações da Escola Arlene Fern e a Comunidade NCI-Emanu El. Dorey percorreu com admiração cada canto, desde o berçário até as salas de aula da 7ª série da escola, bem como o Templo e os espaços comunitários, trocando visões sobre o futuro da educação judaica e compartilhando sonhos e desafios com os membros da comunidade local.
Conheceu também o grupo de voluntários de projetos que incentivam a inclusão de pessoas com deficiência na comunidade judaica e projetos que trabalham a inclusão pela alimentação. A presidente pôde participar também de um momento em lembrança das vítimas e sequestrados do conflito iniciado em 07 de outubro e conhecer o grandioso Templo Libertad, com o intuito de conversar sobre o estreitamento dos laços da comunidade judaica portenha com a WUPJ.
Nas palavras de Patrícia Holzman, diretora executiva da Fundación Judaica: “A visita de Phyllis Dorey OAM deixou uma marca indelével na sede da Judaica em Buenos Aires e em toda a sua equipe de profissionais e voluntários. Seu compromisso com a educação e o judaísmo progressista é um farol de esperança em tempos de incerteza. Agradecemos por sua presença inspiradora e esperamos continuar colaborando na construção de um futuro brilhante para a comunidade judaica.”
Seguindo sua visita ao Brasil, Dorey viajou para São Paulo, onde foi recebida com entusiasmo por membros da comunidade judaica progressista local. Iniciou sua visita participando da premiére do filme One Life em sessão exclusiva para o Conselho da Congregação Israelita Paulista (CIP). Junto à diretoria da UJR-AmLat, baseada em São Paulo, Dorey teve a oportunidade de visitar instituições importantes parceiras, como a CONIB, Instituto Brasil-Israel, FISESP, UNIBES Cultural, Hebraica e Museu Judaico e instituições filiadas ao movimento reformista local como a CIP, Templo Beth-El, Kehilat Neshamá e o movimento juvenil Avanhandava, filiado ao Netzer Olami.
A visita de Phyllis Dorey proporcionou uma oportunidade única para comunidades judaicas progressistas latinoamericanas se conectarem com uma liderança global comprometida com os princípios do judaísmo reformista. Sua mensagem de inclusão e diversidade ressoou entre os presentes, fortalecendo os laços e inspirando um compromisso renovado com os valores fundamentais do judaísmo progressista na América Latina.