A comunidade judaica de Neuquén, uma das cidades mais importantes da região da Patagônia argentina, recebeu a visita do Rabino Diego Elman em nome da UJR-AmLat e a convite do Centro Hebraico de Neuquén, uma comunidade judaica nascida em 1985 que reúne famílias da região. Além de Neuquén, membros dos comitês executivos das comunidades de Allen, Cipolletti e General Roca, todas cidades próximas, puderam estar presentes neste evento intercomunitário que possibilitou um encontro primário e proveitoso com o Judaísmo Reformista, além de ganharem sidurim da comunidade Mishkán (Buenos Aires), dando a oportunidade de entrarem em contato com a liturgia reformista, sua filosofia e a abordagem inclusiva e contemporânea das práticas judaicas.
“A comunidade local queria conhecer mais profundamente quais são os fundamentos e a perspectiva de nossa visão religiosa liberal, quais são nossas práticas e tradições. E puderam ver que são exatamente como vivem o seu judaísmo: aberto, diverso e que se adapta aos tempos e circunstâncias” diz o Rabino Elman sobre seu encontro com membros das comunidades judaicas valletanas, que receberam ao rabino e à possibilidade de conversa sobre o Judaísmo Reformista com tanta atenção e cortesia.
Para além do encontro com a comunidade judaica, o Rabino Elman foi recebido em reunião com autoridades Municipais e Provinciais na Legislatura de Neuquén e pela subsecretaria municipal de culto, sendo este encontro de grande importância e que demonstra a abertura das autoridades locais para o diálogo inter-religioso e respeito às diferenças de credo existentes na região.
Em nota, a presidente Vaniria Mela e o vice-presidente Carlos Maravankin, lideranças do Centro Hebraico de Neuquén, relatam o sucesso deste encontro que se tornou uma verdadeira troca de conhecimento e experiências:
“Nesses encontros pudemos nos enriquecer com as contribuições do Rabino Elman, que além de fazer uma análise histórica do Movimento Reformista, nos explicou a visão, os princípios e as posições do referido movimento. As intervenções foram muito bem recebidas pelo Conselho de Administração, bem como pelas autoridades civis e pelo público em geral, apreciando a clareza, mas ao mesmo tempo a profundidade das questões abordadas. Houve também um momento para o público colocar questões, levantar dúvidas e comentários, o que foi muito enriquecedor para todos os presentes. Os encontros foram absolutamente positivos e geraram entusiasmo entre os presentes para continuar aprofundando ou estreitando os laços com o Movimento Reformista.”
A UJR-AmLat estende sua sincera gratidão pela recepção, entusiasmo e interação com as vibrantes comunidades valletanas e em especial ao Centro Hebraico de Neuquén pela recepção em sua sede. Que floresça a possibilidade de um relacionamento duradouro entre as instituições, assim continuando e promovendo os princípios de um judaísmo moderno e inclusivo, criando um ambiente que acolha todos os que buscam explorar e abraçar nossa herança compartilhada.