Dia D

Dia D… Momento de virada para as pequenas comunidades

Dia D é um momento decisivo: repleto de simbolismos, marca a união de muitas forças que iniciam uma jornada de conexões e apoios. Momento de virada. “Dia D…” é também o projeto elaborado, com o apoio da UJR-AmLat, pela UNIVRI (União Israelita do Vale da Região do Itajaí), uma pequena comunidade emergente em Santa Catarina, sul do Brasil, em parceria com a CICAPI (Congregação Israelita Capixaba), outra pequena comunidade localizada em Vitória-ES, também no Brasil.

“Precisávamos desbravar um novo espaço, utilizando estratégias inovadoras – mas não tanto! – para mobilizar os judeus da região do Vale do Itajaí”, coloca Ethel Scliar Cabral, aluna de rabinato do Instituto Iberoamericano de Formação Rabínica Reformista e idealizadora do projeto.

O projeto buscou inspiração nas estratégias de sobrevivência dos judeus na diáspora: uma estratégia de guerrilha, de pequenas ações coordenadas e que, somadas, alcançam um objetivo maior.

Junto com Douglas Miranda, também aluno do Instituto, foram criados ciclos temáticos abordando as múltiplas facetas do judaísmo. Esta articulação é o grande diferencial do projeto, que rapidamente conquistou espaço na mídia e ampla audiência. “É um modelo de ação que pode ser replicado em outras comunidades”, continua Ethel Scliar Cabral, “pois as comunidades pequenas e dispersas correm o risco de desaparecer frente à avalanche de demandas midiáticas.”

Conforme os dois coordenadores, é necessário atender as necessidades específicas locais, sem perder de vista o cenário macro – e foi este o segredo do sucesso do projeto “Dia D” que pode ser conferido, todas as terças-feiras, às 20h30 (horário de Brasília) no canal https://www.youtube.com/c/judaismonow.

Esse registro foi postado em PT e marcado .