Dia da Diáspora

Por milhares de anos, os judeus viveram no mundo todo, espalhados pelos cinco continentes. Nessa dispersão, que às vezes se deu por escolha e às vezes por obrigação, os judeus começaram a se estabelecer e a criar. A história da herança da nação judaica teve seu começo fora da terra de Israel; e a formação de Medinat Israel é um fruto de uma série de relacionamentos, contatos e migrações de e para a terra de Israel.

A partir de 1948, as relações entre os judeus em cada lugar onde se estabeleceram e a Terra de Israel e com o governo de Israel sempre foram dinâmicas e mudando de acordo com as necessidades e ideologias de cada geração.

O projeto “Domim-aLike” é uma iniciativa conjunta do movimento reformista e do governo israelense, que visa expressar essa relação única, contínua e complexa por meio de um novo chag, uma nova festividade.

 A partir do ano de 2015 (5776) um novo feriado foi adicionado ao calendário judaico: “O Dia da Unidade da Diáspora e Israel”. Esse festival será celebrado todos os anos no dia 7 do mês de Cheshvan (o dia em que se pede pelas chuvas em Israel, dando tempo suficiente para que todos possam retornar aos seus lugares de origem em segurança, sem chuva, após a peregrinação a Jerusalém para a festa de Sucot).

Nesse festival, milhares de anos de vida judaica são exaltados em diferentes lugares do planeta, é um dia para reconhecer a contribuição dos judeus de todo o mundo e chamar a atenção para a riqueza do povo judeu e a existência do estado de Israel e, em contrapartida, a importância e a centralidade de Israel para todos os judeus do mundo,

Nossa comunidade Yozmá, em Modiin, Israel, é uma kehilá irmã de várias comunidades, principalmente na América do Norte, e recebemos a visita de comunidades de todo o mundo. É por esta razão que acreditamos que é nossa responsabilidade criar um nexo entre os judeus do mundo e ser uma ponte de ideias, experiências e vivências.

Todos os anos no Cabalat Shabat mais próximo do dia 7 de Cheshván, nós convidamos as comunidades do mundo para, junto com a nossa comunidade, celebrar a fraternidade, o desafio e o orgulho de ser o povo judeu.

Este ano tem sido especial, a situação atual nos aproximou de uma forma empolgante, grande parte das sinagogas e as pessoas se acostumaram a usar meios tecnológicos para se conectar. Essa nova realidade nos permitiu comemorar no dia 6.11.2020 com mais de 100 dispositivos conectados em todo o mundo: Israel, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Holanda, Austrália, entre outros países.

Esperamos poder continuar celebrando juntos como um povo por muitos anos mais, à distância e muito perto!

Rabino Nir Barkin

Rabina Deby Grinberg-Wajnberg

Kehila Yozmá www.yozma.org.il

Convidamos a todos vocês a conhecer “Massechet”, um site criado especialmente para esse dia. Acesse o link:

Inglês: http://media.wix.com/ugd/5044d6_a3cb07668dbc4467bafdc52e55626273.pdf

Espanhol: https://69d3e67f-7669-4306-841c-4cb78b900cf4.filesusr.com/ugd/92aff0_f7e47d3c650a40f19de1b6f53

6c840ea.pdf

Hebraico: http://www.reform.org.il/heb/impj/report.asp?ContentID=3300

Esse registro foi postado em PT e marcado .