No último dia 08/06, vinte participantes do curso de Bat e Bar mitzvá de adultos da UJR-AmLat, com seus respectivos companheiros, procedentes de São Paulo, Maringá, Rio de Janeiro, Brasília e Maceió aceitaram o convite para um almoço muito especial na casa do rabino Ruben. Na ocasião, cada um expressou as motivações para essa decisão de realizar na vida adulta esse curso com características únicas. O emocionante relato das pessoas teve como ponto em comum o encontro com o judaísmo.

Esperamos que, ao término do curso e realizada a cerimônia do Bat/Bar Mitzvá em maio de 2020, cada uma dessas pessoas possa contribuir com o desenvolvimento em suas comunidades de um judaísmo mais significativo.

“O curso está sendo incrível… Um turbilhão de conhecimentos, a relação com o grupo de interação pela internet é um fator surpresa muito agradável. Os palestrantes estão acendendo minha fome de conhecimento. Me sinto pertencendo cada vez mais ao meu lugar como judia.” 

Tina Tigre, Rio de Janeiro

“Estou tendo a oportunidade de estudar o judaísmo, suas tradições e nuances, revendo conceitos sob uma perspectiva madura e crítica. Poderíamos chamar de um reencontro.” 

Gisela Vaiboim Resnitzky, Rio de Janeiro

“O curso de Bat/Bar mitzvá está também voltado para aqueles que já participaram desta cerimônia no passado, mas gostariam de ter uma imersão nos mais variados temas do Judaismo de uma maneira adulta… É uma experiência única do ponto de vista do Judaismo Reformista.” 

Walter Strebinger, São Paulo

“Fiz minha Bat Mitzvá aos 12 anos… e agora, estou outra vez num curso de bat mitzvá… Estou descobrindo que repensar nossa maioridade espiritual é importante; estou vivendo as mudanças no meu judaísmo junto à tradição que é permanente. Novos professores, velhas e novas fontes judaicas, muito conteúdo; uma nova versão de si mesma na vertente de seu judaísmo.” 

Rivy Plapler Tarandach, Maringá