Quando se começa a transitar um caminho em construção, cada etapa, cada estágio requer de nós uma parada momentânea para avaliar o percurso.

Hoje, um ano após o primeiro Encontro presencial dos nossos estudantes rabínicos, só nos resta surpreender-nos pelas conquistas em um projeto que foi planejado, impulsionado e posto em execução com o objetivo claro de assegurar a continuidade judaica na região. Hoje, com 3 kinussim já realizados, podemos dizer que as expectativas foram amplamente superadas.

Os docentes convidados ao Kinus, o prof. Daniel Berbedes, a rabina Lea Muehlstein (presidente da Arzenu), o Dr. Emmanuel Taub, junto com o decano e rabino Damian Karo proporcionaram aos estudantes, respectivamente, um seminário de oratória; uma visão política do Movimento Reformista nos marcos da representação do povo judeu; debates em profundidade com temas de Filosofia e Mística; estudos de Mekorot, ideologia reformista e um brainstorming do perfil esperado de quem receberá a ordenação pelo Instituto.

O acendimento da última vela de Chanuká durante o encontro contou com a presença do Presidente do Instituto e do Arzenu Argentina, Ricardo Rotholtz; a vice-presidente, Diana Akawie; o membro do Executivo da WUPJ e Presidente do Templo Liberdade, Enrique Jurkowski; a assessora jurídica, Lilí Grinberg; e o Presidente da SIBRA e representante do Arzenu Brasil, Daniel Weiss.

“Estou certo de que ainda não tomamos pé das mudanças que estamos produzindo e daquilo que vamos gerar nos próximos anos”, comentou Rotholtz durante o jantar de encerramento realizado na Mishkan, evento que contou também com a presença de Mario Volosín (2º tesoureiro) e Marcela Katz (secretária geral).

O Instituto finaliza o seu primeiro ano de aulas com expectativas cumpridas e superadas, encarando o ano 2019 com 30 alunos em seus diversos níveis e ampliando o número de cidades representadas.

Agradecemos às instituições internacionais que acreditaram e apoiaram este projeto: OSM, KKL, WRJ, WUPJ e Arzenu, bem como as instituições fundadoras (CEJ Mishkan, Fundación Judaica e UJR-AmLat) e aos doadores individuais, os quais nos ajudaram a chegar a este momento com suas contribuições.

Contamos com todos eles para continuar crescendo e escrevendo juntos o futuro do Judaísmo Ibero-americano.