Movimento Reformista Latino-Americano Lança Edição do Chumash Plaut em Português

Por volta de dez anos atrás, um grupo de estudos dentro do braço brasileiro da UJR-AmLat tinha em mente o desenvolvimento de um projeto ousado: a criação de um chumash compatível com o mundo judaico assim como com os valores esposados pelo movimento reformista.

Diversas opções e formatos foram analisados. No fim, uma decisão foi tomada. Como resultado, sete anos atrás, um grupo de voluntários – entre eles, vários estudiosos – começou um diligente trabalho pela tradução ao português de “A Torá – Um Comentário Moderno”, editado pelo rabino Gunther Plaut.

O projeto completou-se no mês passado e uma bela tradução completa do Chumash Plaut está disponível a todas as congregações reformistas no Brasil, um passo que sem dúvidas estimulará o estudo, e consequentemente o amor pela Torá, por judeus brasileiros.

Daniel Weiss, presidente da UJR, e Raul Gottlieb, ex-presidente da UJR

Daniel Weiss, presidente da UJR-AmLat, comenta que, até esse momento, a única opção disponível e utilizada por comunidades no Brasil era um chumash com um forte viés ortodoxo. Uma edição que, em vários momentos, insere interpretação midráshica no texto em português. Ao fazê-lo, sem avisos, há distorção do próprio texto. Consequentemente, Weiss diz que “tínhamos uma dissonância cognitiva entre a palavra falada, emanada de nossos púlpitos e salas de estudo, e o texto escrito que distribuíamos aos nossos congregantes. O Plaut nos levará a uma nova era de estudo da Torá e amor por nossas fontes.”

O alcance dessa edição vai além dos círculos reformistas brasileiros já que, não só é o chumash Plaut o primeiro a oferecer um fundo liberal, ele também é a primeira tradução da Torá ao português escrita em linguagem atual; em outras palavras, é muito mais fácil de ler.

O projeto tem a liderança de Raul Gottlieb, ex-presidente da UJR, e de Karin Zingerevitz, ex-diretora executiva, que lideraram uma incrível equipe de tradutores e revisores. O chumash Plaut foi financiado por um dedicado grupo de amigos da UJR, entre americanos e brasileiros. A UJR não tem palavras para agradecer esse grupo de judeus reformistas extraordinários que contribuíram para esse marco e ponto de virada para congregantes e estudiosos na América Latina, particularmente no Brasil.

Artigo originalmente publicado em inglês no site da World Union for Progressive Judaism, disponível em https://wupj.org/news/2021/11/47140/brazil-latin-american-reform-movement-launchs-portuguese-edition-of-plaut-chumash/.

Esse registro foi postado em PT e marcado .