Nasce a Academia Judaica!

O que por nove meses foi um projeto gestado dentro da Congregação Israelita Paulista (CIP), hoje é uma realidade. A Academia Judaica nasce com uma proposta de educação continuada inédita no Brasil. Trata-se de “construir um novo lugar, não para levar os judeus ao judaísmo, mas para levar o judaísmo aos judeus” – descreveu Ruth Calderón durante o Simpósio de lançamento, que aconteceu no dia 13 de fevereiro.

Entendemos que existe uma riqueza cultural e espiritual nessa sabedoria milenar que precisa estar disponível também aos falantes de língua portuguesa, levando em conta o estágio em que cada pessoa se encontra no seu ciclo de desenvolvimento pessoal. Por isso, a Academia trará a profundidade e as novidades do mundo acadêmico e dos estudos avançados de todos os tempos, em uma linguagem clara, dinâmica e acessível a todos os perfis, com tecnologia de ponta e uma metodologia que privilegia a relação e a interação do conteúdo com o participante. Esse é o método judaico de construção de conhecimento – o método dialógico.

Os mais de 1200 inscritos, dos mais diversos cantos do país (e do mundo), já nos dão uma ideia do tamanho da nossa responsabilidade. A ARI, UNIVRI e ACIB – comunidades afiliadas à UJR-AmLat – já formalizaram parceria com a Academia Judaica, e seus associados, assim como os sócios da CIP, já desfrutam de 50% de desconto em todos os cursos. E a CIP assume com seriedade e compromisso o desafio de apoiar as comunidades na oferta de conhecimento judaico que reflita sobre os laços que nos unem como povo, com as nossas fontes e com a terra de Israel.

Além dos cursos ofertados na nossa Casa do Saber Judaico, a Academia também oferece espaço para a construção de comunidades de pares, para acolher a profissionais por nicho de formação. Em cada uma dessas Chavurot Profissionais, o judaísmo pode mostrar-se relevante para as suas carreiras, como uma lente interpretativa alternativa para a compreensão dos dilemas enfrentados na atuação de médicos, advogados, escritores, psicólogos, e tantos outros nichos que já se encontram em processo de constituição.

Os primeiros três cursos estão com inscrições abertas e as aulas começam na próxima semana. Visite o site academiajudaica.org para conhecer a programação e se inscrever!

Ruben Sternschein é o diretor executivo da Academia Judaica, doutor em Filosofia pela USP e rabino na CIP.

 

Esse registro foi postado em PT e marcado .