Durante a última Assembleia da UJR AmLat foi aprovada a afiliação da Congregação Israelita Capixaba (CICAPI) ao movimento reformista regional. Quem são os judeus que vivem em Vitória-ES, fora do eixo da rua judaica no Brasil? A equipe de comunicação da UJR foi atrás para conhecer essa história.

Composta quase em sua totalidade por judeus originários de outras capitais, há aproximadamente duas décadas vêm se reunindo em casas para celebrar o Shabat ou comemorar alguns chaguim. No entanto, há 3 anos inauguraram um espaço dedicado não apenas às atividades de cunho religioso, mas também cultural. No novo local, com o apoio da CONIB e da Agência Judaica, as dezenove famílias associadas se revezam para manter atividades regulares; atualmente, palestras e curso de hebraico.

O namoro da CICAPI com a UJR foi inicialmente mediado pelos seus presidentes, Alfredo Silberman e Raul Gotlieb. Hoje, diante do compromisso assumido pelas duas instituições de fortalecer a vida judaica na região capixaba e, consequentemente, na América Latina, damos as boas-vindas à mais nova comunidade afiliada. Bruchim haBaim!