Visita Prof. Joshua Holo, PhD ao Brasil

A lição principal que vou carregar comigo de volta aos Estados Unidos é a seguinte: Na América Latina, o movimento Reformista está experimentando uma renascença de foco e energia.

Os sábios nos transmitem o princípio, que Torá designada a ser ensinada, como também aprendida, é “Torá da bondade”.

Ao chegar ao Brasil este ano, tive o grande prazer de estudar e ensinar junto às nossas comunidades reformistas em São Paulo e Rio de Janeiro, com a oportunidade única de estudar com nossos futuros rabinos e líderes do Instituto Iberoamericano de Formação Rabínica Reformista.

Ou seja, tive a honra e prazer de vivenciar a “Torá da bondade” junto a vocês, nossas comunidades reformistas, sob a liderança de Raul Gottlieb, Miriam Vasserman, Flávio Levi-Moreira e Karin Zingerevitz da UJR-AmLat, do rabino Ruben Sternschein, Mario Fleck e Marcos Lederman da CIP-SP, do rabino Uri Lam, Mika Feffer e Marlene Mangabeira da Beth El e do rabino Sergio Margulies, Gilberto Lamm e Tamar Messer da ARI-RJ.

Fiel à essência da “Torá da bondade”, não só ensinei como também aprendi. Dos comentários e perguntas colocados pelas plateias das minhas várias palestras, aos bate-papos nos corredores e jantares, vocês me incluíram nesta jornada latino-americana rumo a um judaísmo reformista sempre mais forte e dinâmico.

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/CbVT5yydyNw” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>

A lição principal que vou carregar comigo de volta aos Estados Unidos é a seguinte: Na América Latina, o movimento Reformista está experimentando uma renascença de foco e energia.

No Kinus do Instituto, liderado pelo rabino Damián Karo, encontrei um grupo de alunos e administradores dedicados ao propósito do progressismo e abertura comunitárias, a partir do estudo profundo nas fontes da nossa variada e antiga tradição – das mais históricas às atuais. Saí desta experiência inspirado e renovado no meu próprio trabalho de preparar a próxima geração de líderes para a América do Norte.

A nossa parceria virou uma fonte em si para mim – uma leitura humana das possibilidades que temos, juntos, para adiantar o judaísmo progressista e reformista no hemisfério ocidental.

Brindo, então, às possibilidades, e não vejo a hora de realizá-las com vocês.

<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/bVBbScnTamE” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>