WUPJ Shabbat Around the World: Dezembro de 2020

O projeto “Shabbat ao redor do mundo” da World Union for Progressive Judaism (WUPJ) foi lançado em Milão em outubro de 2020 no Shabat Bereshit, quando começamos a ler o ciclo da Torá mais uma vez. A cada semana – geralmente nas noites de sexta-feira – a WUPJ convida seus membros globais para “visitar” uma de seus 1200 afiliadas e celebrar o Shabat com a comunidade local.

Com sete regiões ao redor do mundo, os destinos até agora têm sido tão distantes quanto Melbourne e a Cidade do Cabo e a capital da União Europeia, Bruxelas. Também passamos o Shabat com nossas comunidades em Minsk, Belarus e em Misgav, Israel, onde ouvimos lindas melodias típicas da região da Galileia. Após as eleições nos Estados Unidos, visitamos Ann Arbor, em Michigan, um dos estados mais disputados, e compartilhamos suas reações aos resultados. Nossa primeira visita planejada à América Latina foi a Porto Alegre, Brasil, embora infelizmente tenhamos sido interrompidos por um ataque cibernético e esperamos poder retornar em breve. Mesmo online, é um triste fato da vida constatar que as comunidades judaicas precisem manter procedimentos de segurança.

No próximo mês estamos ansiosos para visitar o Brasil novamente (25 de dezembro), e a comunidade CIP em São Paulo. Em janeiro planejamos Jerusalém e Kiev, Joanesburgo, Londres e Guatemala. Os detalhes completos estão disponíveis a cada semana em http://wupj.org/shabbat e ficaremos muito felizes em ter mais participação de todo o mundo. As diferenças de fuso horário significam que às vezes podemos celebrar o Shabat em momentos estranhos e maravilhosos, mas é um prazer conhecer e aprender com cada comunidade que nos hospeda a cada semana.

O calendário já está previsto até junho de 2020, mas se você quiser oferecer a sua comunidade um futuro “Shabat Around the World” da WUPJ, ou mesmo sugerir outra comunidade que você gostaria que visitássemos, por favor, entre em contato comigo por e-mail: rabbi.alfred@wupj.org.il

Rabino Nathan Alfred

Chefe de Desenvolvimento Internacional e Desenvolvimento Comunitário da WUPJ

 

Esse registro foi postado em PT e marcado .