Instituto Iberoamericano de Formación Rabínica Reformista

No âmbito da realidade ibero-americana, as comunidades judaicas mostram uma visível falta de âmbitos receptivos para judeus patrilineais, matrimônios interculturais, matrimônios igualitários e judeus LGBTQ, gerando uma taxa crescente de assimilação. A UJR-AmLat junto à Fundação Judaica e o Centro de Espiritualidade Judaica Mishkan, colocam em marcha este projeto que permitirá o crescimento de comunidades inclusivas que gerem marcos receptivos que assegurarão o futuro do judaísmo ibero-americano para as próximas gerações.

 

DAMIÁN KARO
Reitor

 

DIEGO ELMAN
Secretário Acadêmico

EDY HUBERMAN
Diretor executivo

VISÃO

A formação de rabinos reformistas, nascidos e criados dentro de nossas comunidades, conhecedores de sua idiossincrasia e necessidades é a chave para o futuro de um judaísmo vivo, moderno, sionista e conectado com os valores centrais de nossa tradição.

MISSÃO

Nosso Instituto forma mestres, líderes comunitários e rabinos. Está orientado a quem tem uma vocação de estudo e de serviço e o compromisso ativo de construir uma comunidade judaica vibrante e sensível às necessidades em transformação da vida contemporânea.

OBJETIVOS

Formamos os alunos tanto em conteúdos acadêmicos quanto em suas práticas pessoais e em sua vocação espiritual. Tal como marca a história judaica, o trabalho de um rabino é amplo e requer coerência. Nele, tanto seus conhecimentos teóricos quanto sua ação cotidiana têm influência.

A formação

A grade curricular une uma variedade de modalidades de aprendizagem, entre as que se incluem os encontros regionais, os cursos presenciais, o estudo à distância e o trabalho de campo. A cada ano serão realizados seminários intensivos de estudo presenciais. Contamos com uma equipe docente composta por rabinos reformistas de nossa região e convidados de diferentes âmbitos rabínicos e acadêmicos do mundo judaico.

Formação de rabinos e novos líderes judeus reformistas

Oferecemos aos alunos seminários intensivos em Israel onde complementarão os estudos rabínicos, visitas às comunidades reformistas de Israel e encontros com rabinos e organizações rabínicas de IMPJ (Israel Movement for Progressive Judaism).

Uma formação no judaísmo a partir de uma perspectiva reformista se divide em três níveis:

Metivta: primeiro ciclo introdutório, aberto à participação de líderes comunitários que não necessariamente desejam se ordenar como rabinos, mas desejam aprofundar seus estudos no nível acadêmico de uma formação rabínica. Nesta etapa serão trabalhados conhecimentos troncais de: História Judaica, Tanakh, Hebraico, Filosofia Judaica, Sionismo e Talmude. Todas estas áreas estarão presentes na visão do judaísmo reformista.

Yeshivá: uma segunda etapa para aqueles que, tendo concluído seu trajeto inicial, reforçam sua vocação rabínica e onde será aprofundado o conhecimento de fontes judaicas incorporando seminários e cursos orientados à prática rabínica.

Rabanut: orientado aos que decidem continuar para a ordenação rabínica. Aos alunos do segundo e do terceiro nível lhes será designado um Tutor que acompanhará o desenvolvimento acadêmico e espiritual do aluno.

 

Tanto o ingresso a um nível superior quanto a ordenação não acontecem pelo simples fato de cursar disciplinas. Estes passos serão determinados pelo Beit Din (Tribunal Rabínico) em conjunto com os professores e o candidato. Um estudante chega a ser rabino quando seus mestres e ele mesmo entendem que está em condições de ser. Por esta razão, não pode ser estabelecido um tempo ou um sistema de créditos por estudos fixos.

E-mail: info@institutorabinico.org
Telefone: +54-11-4781-4070

Endereço: Sucre 1420, Ciudad de Buenos Aires, Argentina