Liderança regional

A Diretoria representa um nó da UJR-AmLat e é responsável pelo governo da organização. É a encarregada da gestão da UJR-AmLat, da definição dos objetivos, da missão e da visão da organização, formula os planos a curto, médio e longo prazo e é o órgão representante e de comunicação da UJR-AmLat perante o resto da sociedade.

PRESIDÊNCIA
Flavio Levi Moreira
Presidente

Flavio Levi Moreira (1981), formado em administração de empresas, e pós graduado em economia, ambos pela FGV-SP. Envolvido no mercado de Startups e Venture Capital nos últimos 20 anos como empreendedor e investidor, atuando como CFO, COO e gestor de comunidades. 

Na vida voluntária, foi Chanich, Madrich, Diretor e Conselheiro da CIP (Congregação Israelita Paulista), e por mais de uma década o Tesoureiro da UJR-AmLat, antes de assumir a posição de Presidente. 

É pai do Felipe e Rafael, e casado com a Renata. Ama viajar, praticar esportes e escutar música.

Miriam Vasserman
1ª Vice-presidente

Miriam Vasserman (1959) formada em Economia pela PUC-SP e pós-graduada em Marketing pela FGV-SP. Trabalhou na indústria hoteleira, e como empreendedora fundou a Mivass Eventos Corporativos, organizadora de eventos para corporações e ONGs.

No trabalho comunitário é Vice-Presidente da Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e fundadora e coordenadora do Grupo de Empoderamento e Liderança Feminina.

Em 2004 inaugurou a World Union for Progressive Judaism América Latina, hoje UJR-AmLat, onde presidiu por duas gestões e continua no executivo até hoje. Foi Vice-Presidente da Congregação Israelita Paulista e atuou em diversas diretorias, hoje faz parte do Conselho Deliberativo.

Casada com Itche, juntos criaram uma linda família com os filhos Ariela, Ilan, e seus respectivos cônjuges e netos. Seus interesses pessoais incluem corrida, participação em maratonas, viagens e tem o prazer em reunir familiares e amigos. 

Adrian Sucari
2º Vice-presidente

Adrian Gustavo Sucari (1958), formado em Organização de Empresas pela Universidade Argentina de la Empresa (UADE), casado com Carolina Baert e pai de Tobias, Ivan e Dante. Profissionalmente, dedicou-se à Indústria de Autopeças e atualmente está envolvido em empreendimentos imobiliários voltados para Logística e Habitação.

Na vida comunitária, foi sócio fundador e Presidente da Judaica Norte, membro do conselho da Fundación Judaica e recentemente assumiu como Presidente do Instituto Rabínico Reformista.

DIRETORIA
Melina Sternberg
Diretora de Comunicação

Melina Sternberg é uma profissional da Comunicação buscando maximizar seu impacto como jovem líder judia na América Latina. É jornalista (Cásper Líbero) e Mestra em Liderança Organizacional e Inovação (Zelikow School of Jewish Nonprofit Management / HUC-JIR) e em Comunicação e Semiótica (PUC-SP). Atuou em posições de liderança em startups pioneiras no mercado de EdTechs. Em 2015, co-fundou a startup Mira Educação. Foi chanichá e madrichá na Chazit Hanoar Hadrom Americait São Paulo e integrou a primeira turma do Shidrug (CIP / Arymax). Fez parte do programa de estágio na Conib e participou de projetos comunitários na Agência Judaica e na CIP, onde também atua como Coordenadora de Comunicação desde 2019.

Rabina Kelita Cohen
Diretora de Conteúdo

Kelita Cohen (1977), rabina ordenada pelo Instituto Rabínico Reformista em 2023, é psicóloga, doutora em psicologia, na área de processos de desenvolvimento humano e educação (UnB). Trabalha na Congregação Israelita Paulista (CIP), desempenhando as funções de diretora executiva da Academia Judaica, seu departamento de educação continuada de adultos. 

Foi selecionada para participar no programa de liderança comunitária ministrado pelo Insper (2014) por iniciativa da CONIB; é fellow do programa NGF da Memorial Foundation for Jewish Culture (MFJC) desde 2016; alumni do Beutel Seminar for Progressive Jewish Leadership (2018), oferecido pela WUPJ; e do Wilkenfeld Seminar (2019), oferecido pela Women for Reform Judaism (WRJ).

Atua na vida comunitária há mais de uma década, tendo exercido como voluntária na Comissão de Assuntos Religiosos da Associação Cultural Israelita de Brasília (ACIB) e como diretora de comunicação da UJR-AmLat entre 2017 e 2020. É embaixadora pelo Brasil na Red Latinoamericana de Mujeres, do Congreso Judío Latinoamericano desde 2021. 

Mãe do Yehuda (12) e do Raphael (9), casada com Salomão, atualmente mora com a família em São Paulo. Sionista, ativista comunitária e pelos direitos humanos, adora viajar, ler e escrever.

Abrahão Dejtiar
Diretor Financeiro

Abrahão Israel Dejtiar (1985) é formado em engenharia de produção pela Universidade Presbiteriana Mackenzie com MBA em Inteligência de Mercado pela FIA. 

Atua como executivo em finanças no mercado imobiliário, com experiência progressiva em gestão de operações e, consultoria estratégica nos mercados de agro, ambiental, mercado de capitais em operações de crédito estruturado e varejo. 

Na vida voluntária, foi Chanich, Madrich, Diretor Financeiro e Conselheiro Jovem da CIP (Congregação Israelita Paulista). 

É pai do Benjamin, e casado com a Alessandra. Adora pedalar, praticar Muay Thai e frequentar shows de músicas e festivais.

Patricia Holzman
Diretora de Comunidades Hispanohablantes

Patricia Holzman é Contadora Pública e orgulhosa mãe de Alan e Ryan. Ela sempre foi inspirada por sua herança judaica, tanto que há trinta anos foi parte da fundação da Escola Arlene Fern ao lado de um grupo de colegas e sob a orientação do Rabino Sergio Bergman. Seu compromisso com a comunidade judaica a levou a ser voluntária, ocupando vários cargos em diferentes organizações da Red Judaica, como a Escola Arlene Fern, a Comunidade NCI – Emanu El, o Templo Libertad, Colonia Avigdor, entre outras.

Ela participou das reuniões regionais da UJR-AmLat desde o seu início, assim como de dois eventos Connections organizados pela WUPJ.

Além de sua paixão por contribuir para a comunidade, ela também se aventurou na política argentina, onde atuou como Chefe de Gabinete no Ministério do Meio Ambiente entre 2015 e 2019.

Desde 2020, ela atua como Diretora Executiva da Fundación Judaica.

Karina Stange Calandrin
Presidente do Arzenu Brasil

Karina Stange Calandrin (1993), doutora e mestra em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-graduação San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp e PUC-SP), graduada também em Relações Internacionais pela FAAP. Atualmente é pesquisadora de pós-doutorado do Instituto de Relações Internacionais da USP. Foi pesquisadora visitante da Universidade de Haifa em Israel. É professora universitária e assessora acadêmica do Instituto Brasil-Israel.

Na vida comunitária, atualmente é chair do Arzenu Brasil, tendo também atuado como madrichá do Taglit e coordenadora do Projeto Knesset com a Agência Judaica.

Miriam Olchansky
Diretora Adjunta

Miriam Olchansky (1958) é graduada em Psicopedagogia e Mestre em Organizações sem Fins Lucrativos. Optou por ser voluntária na Fundación Judaica há 22 anos, onde atuou nas áreas de ação social e comunicação. Atualmente, é Presidente da Comunidade NCI – Emanu El e Secretária da Fundación Judaica. Colaborou durante vários anos com a equipe de Comunicação da UJR-AmLat e participou da diretoria. Participou de vários congressos da UJR-AmLat e da WUPJ. Esteve nos seminários Wilkenfeld 2017 e Beutel 2023. É mãe de Jonathan e Mijal, tem 3 netos que são seus raios de sol: Piero León, Manuel e Rafael, e está em um relacionamento com Daniel. Seu esporte favorito é o tênis e teve a sorte e a honra de representar a Argentina várias vezes nas Macabíadas em Israel.

DIRETORIA EXECUTIVA
David Britva Beraha
Diretor Executivo

David Britva Beraha é graduado em Economia pela USP e está cursando o Mestrado em Liderança Organizacional e Inovação (Zelikow School of Jewish Nonprofit Management / HUC-JIR). Trabalha na UJR-AmLat desde 2020.

Como voluntário, foi chanich e madrich no movimento juvenil Avanhandava, e voluntário no movimento escoteiro brasileiro e mundial, participando de diversos congressos e eventos internacionais como representante brasileiro. Também foi vice-presidente do Fórum Internacional de Escoteiros Judeus (IFJS). É membro da Lauder Fellowship do Congresso Judaico Mundial.