Conselho Rabínico Reformista do Brasil (CRRB) tem nova liderança sobre regência do Rabino Uri Lam

Conselho Rabínico Reformista do Brasil (CRRB) tem nova liderança sobre regência do Rabino Uri Lam

O Conselho Rabínico Reformista do Brasil, fundado em 2020, é a entidade que reúne os rabinos afiliados ao movimento reformista no Brasil. O Conselho tem o objetivo de orientar o movimento reformista brasileiro em questões religiosas, desenvolvendo um olhar mais justo e amoroso em relação ao outro, criando caminhos que orientem para o mérito, para o cumprimento de mitsvot e para a construção de comunidades cada vez mais inclusivas e acolhedoras, além de preparar o terreno para a próxima geração de rabinas e rabinos reformistas no Brasil.

Desde a data de sua fundação, o Conselho teve a honra de ser presidido pelo Rabino Sérgio Margulies, líder espiritual da Associação Religiosa Israelita (ARI) no Rio de Janeiro, e pelo Rabino Uri Lam da Congregação Beth El em São Paulo como vice-presidente. A partir deste ano de 2023, o Rabino Uri Lam toma posse da presidência do Conselho, tendo como vice-presidente o Rabino Guershon Kwasniewski da Sociedade Israelita Brasileira de Cultura e Beneficência (SIBRA) em Porto Alegre.

A União do Judaísmo Reformista na América Latina (UJR-AmLat) agradece o Rabino Sérgio Margulies pelo seu mandato regido com seriedade e dignidade e parabeniza o Rabino Uri Lam por aceitar estar na liderança de um novo ciclo do CRRB. Desejamos sucesso e que seja um ciclo de muitas conquistas para o movimento reformista no Brasil. Todá Rabá e BeHatzlachá!

A seguir, cartas redigidas pelos dois líderes de seus olhares sobre o último mandato e desejos para o próximo. 

 

Nova etapa no CRRB – Rabino Sérgio Margulies

 

Tem sido uma grande honra participar do Conselho Rabínico Reformista do Brasil (CRRB), do qual fui seu primeiro presidente a partir de sua fundação em 2020.

A troca entre colegas é uma preciosa fonte que alimenta cada rabino e rabina para que, de modo mais efetivo, possamos desempenhar as tarefas em prol de nossas comunidades e congregações.

 

De modo discreto e, ao mesmo tempo intenso, as decisões do CRRB – antenadas pelos princípios que norteiam o judaísmo reformista – reverberam em nossa dinâmica vida comunitária. Este esforço é fruto do empenho de todos os colegas que se propõem a fortalecer os vínculos que nos unem em plena confiança.

 

Dentro do crescimento do movimento reformista em nosso país, amparados pela relevante atuação da União do Judaísmo Reformista da América Latina (UJR) novos rabinos e rabinas vão gradativamente se juntando ao CRRB, que a partir de agora passa a ser presidido pelo Rabino Uri Lam (Beth El – São Paulo), até então vice-presidente com zelosa dedicação para que a intenção de todos os esforços se consolidasse. Como vice-presidente assume o Rabino Guershon Kwasniewski (Sibra – Porto Alegre) valorizando a integração da dimensão nacional do CRRB e do Judaísmo Reformista. Importante é que através do CRRB continuaremos a ter mais instrumentos no intuito de melhor servimos nossas comunidades e buscarmos a vitalidade dos valores judaicos.

 

Shevat – 5783

Fevereiro – 2023

 

Agradecer, Renovar e Conectar 

Rabino Uri Lam, Adar 5783

 

A fundação do Conselho Rabínico Reformista do Brasil, em 2020, foi um passo importante para as comunidades reformistas, progressistas e liberais no Brasil. Há anos que o Conselho vinha sendo pensado e desejado.

 

A pandemia, com seus desafios, enfatizou a necessidade deste espaço de encontros, debates e deliberações entre rabinos e rabinas atuantes no Brasil. A comunicação à distância deu um salto, permitindo o encontro regular de colegas do Brasil inteiro. Foi quando um primeiro grupo de rabinos se reuniu para criar o Conselho Rabínico Reformista do Brasil. 

 

Em ata do dia 27/08/2020 (7 de Elul de 5780), foi definido que o CRRB teria um presidente e um vice-presidente para uma gestão de dois anos. Presidente e vice coordenam, representam e/ou delegam a representação do Conselho junto a outras instituições. A cada dois anos a gestão é renovada: a/o vice-presidente assume como presidente e indica o/a vice. 

 

A gestão começaria simbolicamente em Rosh Hashaná, 1º de Tishrê 5781 (18-19/09/2020). Na prática, começou no dia 22/09/2020. Os membros fundadores escolheram o Rabino Sérgio Margulies como presidente; fui escolhido como vice-presidente.

 

A escolha do Rabino Margulies como o primeiro presidente foi acertada e se confirmou muito bem-sucedida no período de setembro de 2020 a dezembro de 2022. Nas palavras do colega e amigo Sérgio: “De modo discreto e, ao mesmo tempo intenso, as decisões do CRRB – antenadas pelos princípios que norteiam o judaísmo reformista – reverberam em nossa dinâmica vida comunitária. Este esforço é fruto do empenho de todos os colegas que se propõem a fortalecer os vínculos que nos unem em plena confiança.” 

 

Esta foi a característica da presidência do Rabino Margulies: discreta, conciliatória e equilibrada; e ao mesmo tempo focada, intensa e bem embasada rabinicamente.

 

Agradecer 

O tempo passou. Superamos os piores tempos da pandemia, lidamos com questões mais urgentes e entramos em um processo continuado de aperfeiçoamento de processos que necessitam de orientação rabínica. As trocas de experiências, o estabelecimento de regras claras no que diz respeito a processos de guiur – de conversão ao judaísmo – com o intuito de acolher com responsabilidade novos membros ao povo judeu; a produção de material judaico liberal/reformista, sempre atentos/as às novas mídias e formatos; e questões do dia a dia estiveram no foco do CRRB ao longo destes primeiros anos de existência. 

 

Ao longo destes dois anos, Sérgio nos liderou a partir da sua larga experiência comunitária e rabínica, mesclada com bom humor, palavras comedidas e cuidado com o outro. Entre o tanto que eu teria a dizer, resumo em um verbo: agradecer. Modê ani, agradeço a você, Sérgio, pela generosidade, parceria, transmissão de experiência, paciência e amizade.

 

Renovar 

Em harmonia com os ritmos judaicos, que intercalam um longo período de produção criativa com um período breve e precioso de descanso, em 2022 entramos em uma nova etapa. De volta às palavras inspiradoras do meu antecessor: “A troca entre colegas é uma preciosa fonte que alimenta cada rabino e rabina para que, de modo mais efetivo, possamos desempenhar as tarefas em prol de nossas comunidades e congregações.” 

 

A orientação que assumo para a presidência do CRRB (gestão 2023-24) é que possamos desempenhar as tarefas em prol de nossas comunidades e congregações de modo mais efetivo. Convidei o rabino Guershon Kwasniewski, de Porto Alegre/RS, para ser o vice-presidente. Um dos objetivos de se ter rabinos/rabinas de diferentes regiões na presidência e vice-presidência é preservar múltiplas visões sobre a comunidade judaica brasileira. O fortalecimento do CRRB deve ser, a meu ver, causa e consequência do crescimento e fortalecimento do movimento reformista em todo o Brasil. 

 

Conectar 

Cabe ao CRRB: 

– orientar a manutenção e renovação das práticas judaicas em nossas comunidades, ancorado na tradição judaica que se desenvolve de modo progressivo, da antiguidade até os tempos atuais.

– manter e estimular a conexão entre colegas rabinos e rabinas; e entre comunidades reformistas, progressistas e liberais do Brasil, oferecendo suporte às que não têm rabino/a reformista local. 

– acolher rabinos e rabinas de formação e/ou orientação reformista atuantes no Brasil. 

– manter uma conexão e diálogo continuados com a UJR-Amlat; com o Instituto Rabínico Reformista e com as demais instituições judaicas brasileiras. 

 

Encerro com as palavras do rabino Sérgio Margulies: “Através do CRRB continuaremos a ter mais instrumentos no intuito de melhor servimos nossas comunidades e buscarmos a vitalidade dos valores judaicos.” 

 

Inspirado pelo início do mês de Adar, marbim bessimchá! Que seja um período repleto de alegrias e significados em favor do povo de Israel. 

 

Adar 5783, Março de 2023