“Do Holocausto à Libertação” – exposição fotográfica é inaugurada em Fortaleza pela Sociedade Israelita do Ceará

Em uma demonstração pungente e poderosa de lembrança, a Sociedade Israelita do Ceará (SIC), comunidade vinculada à UJR-AmLat, em uma ação conjunta com o Ministério Público do Estado do Ceará e Confederação Israelita do Brasil (CONIB), inaugurou no início de setembro a exposição fotográfica “Do Holocausto à Libertação” no Espaço Cultural MPCE, na capital cearense. A exposição reúne 160 fotografias e documentos históricos que remontam ao período da Shoá. 

 

Essa coleção de imagens, selecionada com cuidado meticuloso, serve como um lembrete marcante das atrocidades cometidas durante um dos períodos mais sombrios da história humana. Essa exposição não é apenas uma exibição de arte; mas um chamado à ação. Aberto à toda a sociedade e com foco no público escolar, a exposição tem o intuito de trazer a necessidade de um compromisso social a combater o preconceito, a discriminação e o ódio onde quer que eles surjam. 

 

Em fala para a CONIB, o Presidente da SIC André Fleischman afirmou a importância dessa exposição como uma forma de educar e aproximar o sentimento da sociedade geral para a empatia entre povos e proteção à diversidade. “Essa exposição consubstancia-se na missão da SIC de mostrar, alertar, educar a sociedade em geral sobre os horrores perpetrados pelos nazistas. Daí o caráter eminentemente educativo, mais voltado para as escolas como forma de criar cidadãos conscientes dos perigos que envolvem os regimes totalitários (..)”.

 

“Do Holocausto à Libertação” é um testemunho comovente do poder da fotografia e da importância duradoura de lembrar os horrores do Holocausto. Nos desafia a reconhecer o passado, confrontar o presente e moldar um futuro livre dos horrores do preconceito.

 

Exposição Fotográfica “Do Holocausto à Libertação” 

 

Período: 4 de setembro a 30 de outubro de 2023 

 

Horário: Segunda a sexta-feira, de 9h às 16h 

 

Local: Espaço Cultural do MPCE (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, 130 Bairro Cambeba, Fortaleza) 

 

Entrada: Gratuita 

 

Recomendação Etária: 14 anos Aberto ao público