Em memória do Rabino Richard Hirsch Z”L

17 de agosto de 2021 / 9 de Elul 5781

Considerado o arquiteto do Sionismo Reformista e da moderna estrutura da WUPJ – World Union for Progressive Judaism, instituição-mãe da UJR, União do Judaísmo Reformista da América Latina – o Rabino Richard Hirsch, natural de Cleveland, foi um defensor incansável da comunidade judaica reformista global.

Dick, como era conhecido, foi o diretor fundador do Centro de Ações Religiosas (RAC) em Washington, D.C., onde lançou as bases para a agenda de justiça social do Movimento Reformista da América do Norte, ajudando a aprovar a histórica Lei dos Direitos Civis de 1964. Foi amigo do Rev. Dr. Martin Luther King Jr., marchou com ele em Selma e representou a comunidade judaica no serviço memorial de Dr. King. O Rabino Hirsch foi ativo na luta pela libertação dos judeus da então URSS, tendo sido enviado, juntamente com sua amada esposa Bella, que era fluente em russo, em missões especiais da inteligência israelense para estabelecer contato com os judeus soviéticos.

Em 1973, o Rabino Hirsch mudou-se para Israel para se tornar Diretor Executivo da União Mundial para o Judaísmo Progressista (WUPJ). Hirsch insistiu em mudar a sede internacional da WUPJ para Jerusalém, que muitos consideram a decisão mais significativa do Judaísmo Reformista no século 20. Ele também foi o principal responsável pela filiação do Judaísmo Reformista à Organização Sionista Mundial e à Agência Judaica para Israel – um marco para a WZO e para o Movimento Reformista.

O livro de memórias, For the Sake of Zion, co-publicado pela URJ Press e pela WUPJ, traça os esforços do Rabino Hirsch para construir e apoiar o Judaísmo Progressista em Israel e integrar o Judaísmo Reformista às demais instituições do Movimento Sionista.

A UJR-AmLat lamenta profundamente o falecimento do Rabino Richard G. Hirsch, líder visionário do Judaísmo Reformista, carismático e engajador, presidente vitalício honorário da WUPJ, um grande ativista pelos direitos humanos nos Estados Unidos e no mundo.

Compartilhamos este vídeo em que o Rabino Hirsch fala sobre sua vida e suas ideias:

Que sua memória seja uma bênção.
יהי זכרו ברוך

Esse registro foi postado em PT e marcado .