Extraindo força, permanecendo em solidariedade – Movimento Reformista em Israel desenvolve diversas ações em apoio às vítimas do conflito

À medida que o conflito em Israel contra o Hamas continua a afetar inúmeras pessoas, o Movimento Reformista emergiu como um farol de esperança para muitas das vítimas. Dentre ações de apoio humanitário e serviços religiosos, com um compromisso com a compaixão e a justiça social, o movimento empreendeu diversas iniciativas para aliviar o sofrimento das pessoas apanhadas pela guerra. 

 

O movimento reformista tem oferecido assistência pastoral às pessoas evacuadas do Sul que perderam tantos familiares e amigos e enfrentam uma experiência traumática inacreditável. O movimento reformista tem realizado serviços de Shabat para estas vítimas. A Rabina Yael Vurgan visita incessantemente as comunidades que foram evacuadas. Ela representa o conselho regional de Shaar Hanegev, cuja congregação está sofrendo tremendamente. 

 

O Keren b’Kavod – o Centro de Atividade Social e Comunitária do Movimento Reformista Israelense – vem reunindo voluntários e fundos para apoiar todas as famílias evacuadas das zonas de guerra. Em colaboração com autoridades e ONGs parceiras, estão sendo avaliadas as necessidades e planos estão sendo elaborados para enviar estes voluntários e suprimentos diretamente para assentamentos e abrigos em meio ao conflito. Congregações reformistas em todo o país estão generosamente oferecendo casas e instalações aos seus membros para fornecer alojamento temporário.

 

Embora o conflito continue a ser uma questão complexa e profundamente enraizada, as ações do Movimento Reformista oferecem um vislumbre de esperança para as vítimas. A sua abordagem multifacetada, centrada na ajuda humanitária, na defesa de direitos, sublinha o seu compromisso em responder às diversas necessidades das pessoas afetadas pela guerra. Perante a adversidade, o Movimento de Reforma constitui um testemunho do poder duradouro da compaixão e do potencial para mudanças positivas.

 

Para além da ajuda humanitária ocorrendo presencialmente em Israel, é possível ajudar às ações do Movimento Reformista em Israel mesmo estando no Brasil. Ajude financeiramente os projetos do IMPJ (Movimento para o Judaísmo Progressista em Israel) voltados para ações de suporte às vítimas do conflito em Israel. Sua ajuda financeira será utilizada para resolução de necessidades imediatas, programas educacionais informais, cuidados infantis, assistência a idosos e aconselhamento em saúde mental para as vítimas. A WUPJ (União Mundial do Judaísmo Progressista) está comprometida em contribuir com os primeiros US$ 10.000 para o fundo, que se destina a atender às necessidades de Israel hoje e nas próximas semanas e meses. Acesse reform.org.il/en/resilience-2023/ para doar hoje!