Jovens da UJR-AmLat participam de seminário do Congresso Judaico Mundial

A Lauder Fellowship é uma rede internacional de universitários judeus que buscam representar e fazer advocacy em nome da comunidade judaica global. Criada por iniciativa do presidente do Congresso Judaico Mundial, embaixador Ronald S. Lauder, a Fellowship é uma iniciativa extremamente prestigiosa e que, neste ano, selecionou 31 jovens de vinte países para se capacitarem, se conectarem e elaborarem projetos ligados aos assuntos de interesse da Fellowship: diplomacia, políticas públicas, combate ao antissemitismo, comunicação, e relacionados.

A UJR-AmLat se orgulha ao informar que dois participantes são membros de comunidades reformistas latinoamericanas: Tomas Blaser, da NCI-Emanu El (Judaica Belgrano, Buenos Aires) e David Britva Beraha, da Congregação Israelita Paulista (CIP, São Paulo), e diretor-executivo da UJR.

Segundo Tomas: Foi uma honra e um grande orgulho ter sido selecionado como um dos Lauder Fellowship 23/24. Sinto que é um espaço que nos foi dado para podermos contribuir com a nossa visão sobre determinados assuntos, representando, sobretudo, a juventude da minha comunidade. O fato de sermos endossados ​​pelo Congresso Judaico Mundial nos dá a possibilidade de realizar grandes mudanças em nossas próprias comunidades. Por fim, o fato de nossos projetos e decisões terem sido discutidos, debatidos e modificados por outros bolsistas de mais de 20 países diferentes, onde cada um teve uma visão muito diferente e enriquecedora para o objetivo comum que todos temos, é de grande ajuda para ser capaz de encontrar a melhor maneira de alcançá-los. Foi uma experiência única na vida e estou empolgado com o caminho que temos pela frente no ano que vem.

David completa: “Além da honra de sermos selecionados, é importante dizer que é a primeira vez em cinco anos do programa que temos um jovem brasileiro. O Brasil tem uma situação especial de não ter um movimento estudantil judaico como ocorre, por exemplo, na Europa, África do Sul ou Austrália; ainda que seja um desafio, é um campo com um potencial enorme para projetos relacionados. Nós saímos do seminário de abertura com um senso de missão e de orgulho, e é muito bom poder dialogar com jovens de outras partes do mundo judaico e de outras visões e posições sobre o judaísmo. Acredito fortemente que temos todos pontos a agregar e nesse diálogo saímos todos fortalecidos.”

Saiba mais sobre a Lauder Fellowship no site do Congresso Judaico Mundial (em inglês): https://www.worldjewishcongress.org/en/lauder-fellowship

Veja o que aconteceu no Seminário de Abertura da Fellowship 2023-2024 (em inglês): https://www.worldjewishcongress.org/en/opening-seminar