Lag baOmer 2023/5783 | Rabina Silvia Dorfman

Lag baOmer

ל׳׳ג בעומר

18 Iyar 5783

8–9 de maio de 2023 

 

Lag Ba Omer é uma celebração relativamente jovem, uma festa menor que cai no 33º dia do período de sete semanas entre Pêssach e Shavuot, conhecido como “a contagem do Omer”, (um omer: um feixe; trata-se de uma antiga medida hebraica de grãos). Essa festa nos dá um descanso das restrições de semiluto vigentes durante o período, em que, para algumas correntes do judaísmo, não se permitem festas, nem eventos com música, nem casamentos, nem cortes de cabelo.

As festas de Israel sempre têm vários significados, como agrícolas, histórico-nacionais e espirituais: o Omer marca tanto o ciclo primaveral de semeadura como o de colheita, assim como a viagem dos israelitas para sair da escravidão no Egito (Pêssach) e receber a Torá no Monte Sinai (Shavuot). A lei bíblica proibia qualquer uso da nova colheita de cevada até depois de que um omer fosse levado como oferenda ao Templo em Jerusalém.O livro de Levítico (23:15–16) também ordenou: “E desde o dia em que trouxeres a oferenda… contarás sete semanas. Devem estar completos”. Esse mandamento levou à prática da “Sfirat ha Omer”, ou os 49 dias da “Contagem do Omer”, que começa no segundo dia de Pêssach e termina com a celebração de Shavuot no 50º dia.

Lag baOmer comemora uma série de eventos históricos: 

1 – Existem várias explicações de por que essa data em particular é especial. Uma delas  sugere que uma praga que causou a morte de milhares de alunos de Rabi Akiva terminou em Lag baOmer. Aparentemente, a praga foi provocada pela falta de respeito entre os estudantes. 

2 – Outra explicação afirma que Lag Ba Omer é o Yahrzeit de um dos alunos mais famosos de Rabi Akiva: o rabino Shimon bar Yochai (Rashbi), sábio da Mishná (século 2 EC), que, diz-se, foi o autor dos escritos místicos do  Zohar, o texto da Cabalá (misticismo judaico). Também se diz que ele foi tão justo que não apareceu nenhum arco-íris, um sinal do pacto entre Deus e a criação, durante toda a sua vida. Segundo Rashi (1040–1105), o grande erudito da Torá, houve, de fato, gerações inteiras que não precisaram de um sinal visível dessa aliança, e a geração de Rabi Shimon Bar Yochai foi uma delas.

3 – De acordo com a tradição da Cabalá, o Rashbi se casou, se ordenou como Rabino e morreu nessa data. Portanto, Lag baOmer também pode ser visto como um tributo aos sábios de Israel. Essa data (Iom Hilula) se tornou um dia de celebração e alegria em meio às tristes sete semanas que a circundam.

4 – Em muitas tradições chassídicas, o primeiro corte de cabelo dos bebês aos três anos de idade (a Chalaká) também se realiza em Lag baOmer, precisamente em Meron (onde se localiza o túmulo do Rashbi). É costume, logo na sequência, pesar os cabelos cortados e doar o equivalente em dinheiro aos mais necessitados.

5 – A vitória militar judaica sobre Roma, liderada por Bar Kochba no ano 66 EC.

Antes do estabelecimento do Estado de Israel, os judeus praticantes que viviam na Palestina e em todo o mundo honravam o erudito Rashbi em Lag baOmer, acendendo fogueiras e cantando canções. Para os jovens sionistas da época, essas mesmas fogueiras e canções não eram homenagens a um erudito, e sim aos jovens membros do Palmach, criado em 1941 (exército clandestino de defesa). Eles lutaram para defender um Estado que era, naquele momento, apenas um sonho.

Para os israelenses de hoje, Lag baOmer simboliza o espírito judaico da luta. Nos dias anteriores à festa, recolhe-se lenha e se tomam “emprestados” carrinhos de supermercado para levar os ramos aos locais onde se farão as fogueiras.

Pessoas com violões e marshmallows se juntam de todos os lugares, reunindo-se ao redor das fogueiras para uma noite de canto e celebração. Como há 2.000 anos e até os nossos dias, Lag baOmer representa um tempo durante o qual o povo judeu esteve em risco, mas optou por lutar e resistir aos combates para viver de acordo com seus valores e crenças.

 

Rabina Silvia Dorfman

Argentina

Bibliografia consultada:

Raba Dalia Marx, A través del año judío, Editorial Sifrei Kodesh

www.reform.org

Folheto Português     Folleto Español     Flyer English