Netzer Costa Rica faz ação de Tikun Olam em instituição para crianças em situação de vulnerabilidade

Em uma demonstração emocionante de união e ação por justiça social, no último domingo de outubro, chanichim, madrichim e a mazkirut do Netzer Costa Rica se uniram para apoiar uma instituição dedicada a ajudar crianças em situação de vulnerabilidade. Esses jovens dedicados mostraram que os valores de sua comunidade de Tikun Olam (reparar o mundo) não são apenas palavras, mas um princípio orientador em suas vidas.

O grupo auxiliou a instituição FundaVida, que capacita jovens costarriquenhos em situação de risco em comunidades empobrecidas. Através de atividades educacionais extracurriculares, a instituição promove vivências, socialização e aprendizagem sobre tecnologia e outros assuntos que visam garantir o futuro das gerações mais novas destas comunidades, preparando-os para o mercado de trabalho e para vislumbrar novos horizontes em suas jornadas de trabalho e na vida.

A fundadora e ex-mazkirá do Netzer Costa Rica, Hannah Zango, explicou à redação da UJR-AmLat sobre a ação de Tikun Olam, que envolveu ajudar a FundaVida a construir seu novo lar:

“O que fizemos foi ajudá-los a se deslocar de um lugar para outro porque eles tiveram que mover todos os seus equipamentos, todos os seus móveis, todas as suas coisas que eram realmente super pesadas. Limpamos as novas instalações para que as janelas e o chão estivessem limpos para que pudessem começar a dar continuidade a suas atividades ainda nesta semana”.

Ao finalizar a ação, os membros do Netzer puderam interagir com as jovens lideranças das comunidades, que de acordo com o próprio Netzer, são um verdadeiro exemplo a seguir.

A iniciativa tomada do Netzer Costa Rica é um testemunho do poder da comunidade e da importância de retribuir. Seu envolvimento não apenas fez uma diferença tangível na vida dessas crianças em situação de risco, mas também serviu como um exemplo inspirador de como as pessoas podem causar um impacto positivo no mundo quando se unem com um objetivo comum.

Seus esforços nos lembram que a bondade não conhece fronteiras e que a compaixão e a empatia podem preencher lacunas e levar esperança àqueles que mais precisam. Em um mundo frequentemente marcado pela divisão, principalmente no momento em que vivemos, essa história brilha como um farol de união e altruísmo, mostrando-nos que, independentemente de quaisquer diferenças, podemos nos unir para tornar o mundo um lugar melhor para quem mais precisa.

Ao final do mesmo dia, o Netzer promoveu um pequeno ato em homenagem aos reféns do conflito Israel-Hamas que estão desaparecidos até o momento. Com este ato, lembrando também de pessoas que estão em situação de vulnerabilidade por um perigo que cerca nossos amigos e parentes que estão em Israel e em todas as comunidades judaicas ao redor do mundo. Ainda neste momento, mostramos nossa união e força para que não só o judaísmo, mas nossas ações para com o mundo ao nosso redor continuem, nos fortaleça e nos una enquanto sociedade.