O diálogo inter-religioso e a construção de pontes – Rabino Guershon Kwasniewski

O diálogo inter-religioso e a construção de pontes – Rabino Guershon Kwasniewski

 

Inspirado pelos rabinos Marshall Meyer Z”L, Abraham Joshua Heschel Z”L, Henry Sobel Z”L, percebi desde o início do meu rabinato, a transcendência do diálogo com outras religiões como um caminho que derruba barreiras e preconceitos, além de afiançar a minha identidade. 

Tenho que estar muito seguro de mim, para poder contar para os meus próximos, quem eu sou, como e em quem acredito, meus costumes, tradições, histórias e festividades.

A palavra constrói e a palavra destrói. Minha escolha é pela palavra que manifesta respeito e não somente tolerância para quem é diferente de mim. 

Nos últimos anos, tenho a responsabilidade de coordenar o Grupo de Diálogo Inter-religioso de Porto Alegre, grupo que sou membro há mais de vinte e seis anos, grupo reconhecido pela Lei Municipal 10.372, sancionada em 25 de janeiro de 2008, pela Câmara Municipal de Porto Alegre.

Somos parte do patrimônio espiritual da cidade. O nosso objetivo é mostrar que mesmo com as diferenças podemos e temos condições de conviver em paz e em forma harmoniosa.

Atuamos em todos os setores da sociedade e dedicamos muitas das nossas ações a desenvolver tarefas educativas no ensino médio. Não por acaso recebemos em 2012 o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre, conferido a pessoas físicas ou jurídicas que, em um período mínimo de cinco anos, tenham se destacado publicamente pela contribuição ao desenvolvimento social, econômico ou humano da cidade, por suas ações em quaisquer áreas do conhecimento.

O trabalho neste campo me fez crescer como Rabino. Hoje faço parte também da Comissão do Diálogo Católico-Judaico da CNBB – Comissão Nacional dos Bispos do Brasil-, e sou um dos representantes da CONIB no diálogo inter-religioso a nível nacional. 

Mas nada foi de graça para chegar onde estou. Quando comecei a transitar este caminho, sofri várias investidas dentro da própria comunidade judaica, que não entendia a real dimensão do significado de dialogar com outras religiões. 

Com muita paciência e perseverança conseguimos superar dificuldades. Podemos  dizer hoje que o diálogo inter-religioso está afiançado no Brasil e no mundo. Este diálogo não encontra lugar em países onde não se respeitam os direitos humanos, dado que religião faz parte destes direitos. 

O reconhecimento também chegou do exterior, com convites do Departamento do Estado Americano, para participar do programa IVLP, em Religious Freedom.

Recentemente encerrei dois anos de estudos em KAICIID- The International Dialogue Centre-, e para completar minha graduação, como projeto final, estamos construindo um monumento inter-religioso que será doado para a cidade de Porto Alegre no último trimestre de 2022. 

Com palavras e com ações construímos o diálogo inter-religioso,  faça parte deste diálogo. 

 

Rabino Guershon Kwasniewski

Esse registro foi postado em PT e marcado .