Participação da comunidade judaica na 19ª Marcha da Consciência Negra em São Paulo – Brasil

Participação da comunidade judaica na 19ª Marcha da Consciência Negra

(dia 20 de novembro de 2022 na Av Paulista São Paulo – SP)

Nós estivemos lá! Desta vez, assumindo a nossa identidade judaica. Judeus contra o Racismo!

Éramos poucos, porém mobilizados e empoderados na luta contra as violências e opressões sofridas pelos povos negros. Na luta contra o racismo estrutural, religioso, ambiental e institucional que domina o nosso país.

É essencial que a luta dos negros e negras seja constantemente lembrada. A lembrança alimenta a certeza de que injustiças não podem se repetir. Temos feridas históricas a tratar.  400 anos de escravidão. 134 anos desde a abolição oficial. Dia 18 de novembro foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Racismo, dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, em 2022 celebramos 10 anos da Lei de Cotas, um marco das ações de reparação histórica para os povos negros, pardos, indígenas, mas ainda insuficiente para responder a tantas injustiças e desigualdades.

Representantes de movimentos juvenis judaicos, entidades religiosas, entidades representativas, rabino, ativistas. Judeus. Estávamos todos juntos num espaço de criação, convivência, solidariedade de valores humanos, de participação social, de mudança, a partir da construção de afetos e empatia.

Negros e Judeus são vítimas históricas de processos discriminatórios e a nossa tradição nos impele a fazer resistência na luta contra o racismo e todas as outras formas de discriminação. Na luta por liberdade e igualdade. No combate ao antissemitismo e na luta contra o aumento dos movimentos neonazistas que afloram neste país. Sabemos que uma sociedade verdadeiramente justa tem que eliminar  o sistema de opressão que subalterniza e desumaniza as pessoas. Sejam elas negras, judias, ciganas, indígenas, LGBTQIAP+, e outros grupos.

Vamos todos juntos resgatar, fortalecer e incidir na criação de políticas públicas afirmativas de igualdade racial, de combate ao racismo e a todas as formas de discriminação. Vamos todos contribuir na formulação de conteúdos educativos que  preparem as novas gerações para um compromisso verdadeiro de valorização e respeito à diversidade.

Com racismo não há garantia de direitos para ninguém!

 

Por Ruth Goldberg, empreendedora social, mestranda em Mudança Social e Participação Política, é sócia fundadora da Associação Atid, diretora do Instituto Physis, diretora do Instituto Brasil-Israel, diretora da CONIB, membro do Conselho do Instituto Elos, consultora adjunta do IDIS.