UJR-AmLat apoia atividades comunitárias e visitas rabínicas em Brasília, Fortaleza, e Recife
A União do Judaísmo Reformista na América Latina, órgão coordenador do movimento reformista na região, apoiou a vinda ao Brasil do rabino Shlomo Zagman de Israel, envolvendo-o em atividades comunitárias em algumas de suas afiliadas: ACIB (Brasília), SIC (Fortaleza), e Centro Israelita (Recife).
Shlomo, como prefere ser chamado, nasceu no Rio de Janeiro, e sua família fez aliá quando ele era criança. Na adolescência, voltou ao Brasil por três anos, morando em São Paulo, onde seu pai foi sheliach de uma escola judaica. De volta a Israel, Shlomo cresceu no assentamento dati-leumi (religioso nacionalista) Alon-Shvut (em Gush Etsion, além da Linha Verde) mas, quando adulto, mudou sua orientação religiosa e se formou rabino reformista pelo Hebrew Union College de Jerusalém em 2019. Com um mestrado em educação judaica pluralista e a certificação de Sofer Stam (escriba de pergaminhos religiosos: Sefer Torá, Teflilin, Mezuzot, Meguilot) obtida em 2020, Shlomo atua como rabino em Israel, dando aulas, conduzindo cerimônias e prestando consultoria à World Union for Progressive Judaism (WUPJ). Atualmente, vive em Modiin com sua esposa e três filhos.
A visita a Brasília incluiu um Cabalat Shabat especial, assim como serviço de Shacharit Shabat, Havdalá e atividades para jovens e adultos. De destaque, ocorreu uma super interessante oficina de Stam, uma sessão de “pergunte ao rabino”, e uma roda de conversa sobre a atual situação política israelense.
Em Fortaleza, a Sociedade Israelita do Ceará teve a oportunidade de fazer a leitura festiva da Meguilat Esther, acompanhada de um jantar de massas e uma deliciosa fornada de oznei haman. “Ficamos muito felizes de receber o rabino Shlomo e poder celebrar Purim com a leitura da Meguilá em português e em hebraico”, comentou o presidente da SIC André Fleishmann.
Já no Recife, as atividades de sexta-feira (10) incluíram uma oficina de Stam com o quinto ano do Colégio Israelita Moysés Chvarts. Na parte da tarde, uma outra oficina de Stam com a turma de Bar e Bat Mitsvá e seus pais, encerrando o dia com um lindo Cabalat Shabat e Arvit na sinagoga do Centro Israelita.
No sábado (11), a comunidade se reuniu para um Shacharit Shabat na histórica Sinagoga Kahal Zur Israel – a mais antiga do Hemisfério Sul e das Américas e hoje transformada em museu, mas cuja sinagoga ainda abriga serviços da comunidade. À tarde, o grupo de jovens adultos Zehut – que promove atividades regulares de estudo de Torá – recebeu o rabino Shlomo em seu Beit Midrash, compartilhando reflexões e conversas ao redor da seudat shlishit e encerrando com uma linda Havdalá.
As visitas às três comunidades foram acompanhadas por David Britva Beraha, diretor-executivo da UJR.
Veja as fotos da visita a Brasília aqui, as fotos de Fortaleza aqui, e de Recife aqui.