WRJ na América Latina – Encontro

A UJR, em grande parceria com o Midwest District da Women of Reform Judaism (WRJ), realizou um incrível programa sobre Comunidades Judaicas da América Latina no sábado, 6 de novembro. A parceria teve origem no Seminário Wilkenfeld, sediado pela WRJ alguns anos atrás, com a presença de Ruth Bohm (em Londres), e Andrea Kulikovsky e Kelita Cohen (em Jerusalém). Gostamos muito de conhecer a equipe latino-americana, liderada pela Andrea, pela Kelita e pela Miriam Vasserman. Elas criaram um programa maravilhoso pelo Zoom que contou com a participação de quase 100 mulheres dos Estados Unidos, do Canadá e da Austrália.

Paola Salem e um painel do Turismo Judaico produziram um fabuloso filme informativo sobre a região. A Dra Beatriz Kushner compartilhou sua pesquisa sobre prostituição judaica na América Latina. Miriam Vasserman, junto com Miriam Olchansky e Ruth Bohm, falou sobre os primeiros anos da construção do Judaísmo Reformista na América Latina. Salas simultâneas deram a oportunidade de mulheres dos EUA conversarem com mulheres da América Latina. Essas sessões foram conduzidas por Karin Zingerevitz (Brasil), Gabriela Krichesky (Argentina), Jody Steiger (Costa Rica), Rebeca Orantes (Guatemala) e Maxine Lowy (Chile). Nosso tempo juntas acabou com uma emocionante Havdalá com as chazanot da América Latina, precedidas por um dvar apresentado pela Kelita Cohen.

Esse foi o segundo programa de uma série do Distrito Midwest. O primeiro foi sobre a Austrália, e o próximo será sobre a África do Sul. Kelita Cohen falou eloquentemente sobre a experiência de trazer nossa visão do programa à realidade como “construindo pontes com mulheres ao redor do mundo”. Nós amamos este resumo da experiência que compartilhamos. O time de fortes mulheres engajadas que conhecemos nessa jornada crescerá com a continuação de nossas viagens virtuais. Ken Yehi Ratzon. Todá rabá às mulheres da América Latina. Juntas, somos mais fortes.

Carol Berger e Judy Lohr-Safcik, coordenadoras

Women of Reform Judaism – Midwest District

Esse registro foi postado em PT e marcado .