Você é bem-vinda, você é bem-vindo

A União do Judaísmo Reformista para a América Latina é o capítulo regional da World Union for Progressive Judaism, o movimento judeu de maior desenvolvimento no mundo que centraliza suas práticas na tradição judaica, no respeito pelos direitos humanos, no pluralismo, na igualdade e na inclusão.

Você está na sua casa: este é o site da União do Judaísmo Reformista para a América Latina, o capítulo regional da WUPJ, o movimento judeu de maior desenvolvimento no mundo. Os valores centrais da UJR-AmLat são o respeito pelos direitos humanos, a justiça social, o cuidado do planeta, o pluralismo, a igualdade, a inclusão baseados no estudo da tradição e da cultura judaicas.

Neste site você poderá conhecer o que pensamos, o que fazemos e como entrar em contato com a comunidade reformista mais próxima. Também é uma via de acesso para entrar em contato com nossos rabinos e líderes espirituais: não duvide em escrever para eles. E se em seu país ainda não houver uma comunidade judaica reformista, fale conosco e vamos construí-la juntos.

Em poucos anos de desenvolvimento na América Latina, a UJR-AmLat já conta com congregações na Argentina, Brasil, Chile, Costa Rica, Ecuador, Guatemala e Peru e estamos trabalhando para que novas instituições façam parte a nosso movimento.

Nós nos chamamos judeus reformistas, progressistas ou liberais de maneira indistinta. Com orgulho de nossos valores e crenças, compreendemos que o judaísmo não é um sistema de leis fechado e congelado no tempo que marca o que se deve ou o que não se deve fazer, mas entendemos que a tradição e a história inspiram e estimulam a criação de novas formas de viver a experiência judaica à luz dos ideais do presente.

Reconhecemos em nossa tradição, a Torá, um sistema de valores que nos guia e inspira Mitzvot, práticas, que acentuam nosso compromisso de respeito pela vida de todos os habitantes do mundo.

O judaísmo reformista dá as boas-vindas às famílias interculturais e interconfessionais, a qualquer pessoa que se identifique com o judaísmo sem importar sua orientação sexual, sua identidade de gênero ou sua realidade socioeconômica. Acreditamos firmemente na igualdade: todos os integrantes de nossas congregações estão convidados a fazer parte das atividades culturais, religiosas, artísticas, que desenvolvemos. As comunidades reformistas têm programas especiais para acolher e dar as boas-vindas aos integrantes do coletivo LGBT.

Entendemos que não é a herança genética o que faz a identidade judaica. Nas comunidades reformistas são reconhecidos como judeus os filhos e filhas de matrimônios interculturais, nos que pelo menos um dos pais ou mães é judeu, sem importar sua identidade de gênero. Reconhecemos que a identidade judaica é produto da educação que o menino ou a menina recebem e da vontade de viver como judeu ou judia em sua vida de adulto ou adulta. Todos somos judeus por opção.

A educação é um capítulo central da UJR-AmLat. É por isso que em 2017 criou-se o Instituto de Formação Reformista, que já conta com mais de 30 estudantes, com o objetivo de formar rabinos e líderes comunitários envolvidos nas idiossincrasias da região. O IIFRR também tem como missão assessorar instituições de nossa rede para contribuir com a sustentação dos princípios que movem a UJR-AmLat e assim garantir a inclusão e a participação de quem quiser viver com orgulho a experiência judaica sem abandonar seus valores ou renunciar à sua diversidade.

O esforço formativo de novos líderes estimula um princípio fundamental de nosso movimento: a educação e o conhecimento não são exclusivos dos rabinos, mas promove-se o estudo em comunidade, para que todos os integrantes de nossas congregações sejam protagonistas da tomada de decisões que lhes permitam viver suas vidas judaicas carregadas de sentido, com liberdade e felicidade.

A UJR-AmLat é promotora e protagonista do diálogo e da ação inter-religiosa em todos os países nos que está presente. Estamos convencidos de que o judaísmo só pode crescer em liberdade se construir canais de encontro com as comunidades nas que está inserido.